Costa: “Podemos dizer com tranquilidade que o défice fica abaixo dos 2,5%”

  • Marta Santos Silva
  • 21 Dezembro 2016

O primeiro-ministro optou por sublinhar a importância da estabilidade social e política que diz viver-se no país para o investimento externo.

António Costa confirmou esta quarta-feira que o défice português em 2016 vai mesmo cumprir a meta da Comissão Europeia, e “com conforto”. Estando o final do ano a aproximar-se, “já podemos dizer com tranquilidade e segurança que [o défice] ficará mesmo abaixo dos 2,5%”, afirmou o primeiro-ministro, que falava no Encontro da Diáspora Portuguesa.

Já em setembro, no primeiro debate quinzenal da rentrée, António Costa tinha dito que o défice ia ficar abaixo da meta de 2,5% “com conforto”, mas esta nova afirmação surge mais próxima do final do ano.

Após a promulgação do Orçamento do Estado para 2017 pelo Presidente da República no final desta tarde, António Costa mostrou-se satisfeito com a aprovação e aproveitou para sublinhar “a estabilidade política e social que vivemos”, que, afirma, é essencial para a confiança dos investidores.

Com estabilidade interna, é possível para o Governo concentrar-se “naquilo que é essencial”: aplicar o Plano Nacional de Reformas, disse António Costa.

No Encontro da Diáspora Portuguesa, o primeiro-ministro optou ainda por dirigir uma palavra a essa mesma diáspora, que considera ser “importante mobilizar”. Os portugueses e lusodescendentes pelo mundo são “excecionais canais de transmissão” das notícias acerca do estado de Portugal para os países onde se encontram, podendo ajudar a impulsionar o investimento externo e as exportações.

A necessidade de aumentar o investimento e as exportações, assim como a instabilidade externa foram alguns dos desafios que Marcelo Rebelo de Sousa optou por destacar no discurso em que anunciou a promulgação do OE2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa: “Podemos dizer com tranquilidade que o défice fica abaixo dos 2,5%”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião