Lisboa bate recorde. Recebeu mais de 100 mil passageiros de cruzeiro num só mês

Outubro torna-se o melhor mês de sempre no que toca a passageiros de cruzeiro. Antes deste, o recorde estava nos 96 mil passageiros num mês e era preciso recuar cinco anos.

Outubro deu a Lisboa um novo recorde no que toca ao número de passageiros de cruzeiro. Em apenas um mês, passaram pela capital mais de 108 mil passageiros, um número que fez do mês de outubro o melhor de sempre. O recorde estava, antes, nos 96.261 passageiros e era preciso recuar até outubro de 2013, revela o Porto de Lisboa em comunicado.

Em termos acumulados, de janeiro a outubro de 2018, a atividade de cruzeiros no Porto de Lisboa registou 281 escalas e 486.588 passageiros. Os números traduzem-se num aumento de 1% em escalas e de 11% em número de passageiros quando comparados com o mesmo período do ano passado.

Quanto ao valor isolado de outubro (108.875 passageiros) conclui-se que o aumento foi mais acentuado. Face ao período homólogo, o número de passageiros de cruzeiro registaram um aumento de 47%.

Os passageiros em trânsito subiram 48%, de 60.520 para 89.791, enquanto os passageiros em turnaround (aqueles que iniciam e terminam a viagem em Lisboa) foram mais 43%, comparativamente a outubro de 2017, subindo de 13.381 para 19.084.

O aumento dos passageiros em turnaround deve-se ao facto de se terem registado maiores operações de turnaround e mais operações de interporting (cruzeiros que permitem a entrada de passageiros ao longo dos diversos portos onde atracam), o que contribuiu “com 8.546 passageiros embarcados/desembarcados do total de 19.084 contabilizados”, pode ler-se no comunicado.

Já “o aumento do número de escalas em interporting contribuiu para uma maior oferta do turismo de cruzeiros a partir de Portugal e permitiu o movimento de 5.390 passageiros de cruzeiro de nacionalidade portuguesa durante o mês de outubro“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa bate recorde. Recebeu mais de 100 mil passageiros de cruzeiro num só mês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião