Turismo começa a abrandar. Portugal regista menos dormidas até setembro

De janeiro a setembro deste ano, a hotelaria portuguesa recebeu cerca de 16,5 milhões de hóspedes e registou perto de 46 milhões de dormidas.

O turismo no país está a começar a abrandar, ainda que de forma ligeira. De janeiro a setembro deste ano, a hotelaria portuguesa recebeu cerca de 16,5 milhões de hóspedes e registou perto de 46 milhões de dormidas, o que representa uma ligeira quebra de 0,5%, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Enquanto o número de dormidas, no seu total acumulado (de janeiro a setembro), diminuiu, o número de hóspedes continuou a crescer, mais precisamente 1,3%.

No passado mês de setembro, os estabelecimentos hoteleiros e similares do país registaram 2,2 milhões de hóspedes e 6,2 milhões de dormidas, o que corresponde a variações de 0,2% e -1,3%, respetivamente. No passado mês de agosto, as variações também já tinham refletido tendências semelhantes, 1% e -1,3%, pela mesma ordem.

Tal como no mês anterior, em setembro, os hóspedes foram, sobretudo, residentes em Portugal (mais 5,7%), em detrimento de residentes no estrangeiro (menos 2,7%). Nas dormidas, também são os residentes no estrangeiro que menos dormem no país (menos 4,9%), enquanto no caso dos residentes em Portugal as dormidas registaram um aumento de 9%.

Quanto à sua tipologia, as dormidas em hotéis — que representam 69,1% do total — diminuíram 0,7%. Pelo contrário, destacou-se o crescimento nos apartamentos turísticos, sendo ainda de referir a evolução positiva nos aldeamentos turísticos.

Um verão com menos 25 mil hóspedes e menos meio milhão de dormidas

Durante os meses de verão, de junho a setembro, a hotelaria portuguesa recebeu 8,9 milhões de hóspedes, o que representa uma diminuição de mais de 25 mil hóspedes, face ao período homólogo.

Já nas dormidas, a queda foi ainda mais acentuada. Enquanto este verão dormiram 26.513.649 hóspedes em Portugal, no ano passado dormiram mais de 27 milhões. Contas feitas, de junho a setembro, dormiram menos 545.145 hóspedes em Portugal.

(Notícia atualizada com mais informação às 11h49)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo começa a abrandar. Portugal regista menos dormidas até setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião