5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que Centeno viaja até Roma para tentar contornar o diferendo orçamental que opõe os italianos e Bruxelas, são conhecidos os dados das exportações nacionais relativos a setembro.

O Orçamento de Estado 2019, apresentado no passado dia 15 de outubro, continua na ordem do dia. Esta sexta-feira é a vez do ministro Adjunto e da Economia, e a ministra do Mar irem ao Parlamento explicar o documento. Entretanto, o ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo viaja até Roma para juntamente com o governo italiano encontrar uma solução para o diferendo orçamental que opõe Itália a Bruxelas. Itália apresentou uma proposta de orçamento que Bruxelas rejeita por incumprimento das regras do “semestre europeu”. Por cá, o presidente da CP fala sobre mobilidade, numa altura em que a empresa que lidera está debaixo de fogo. Na Autoeuropa é dia de se ficar a saber se o pré-acordo laboral tem o aval dos funcionários. Tudo isto no dia em que o INE divulga o comportamento das exportações nacionais relativas a setembro.

Ministros explicam OE. Siza Vieira e Ana Paula Vitorino no Parlamento

A discussão na especialidade do Orçamento de Estado de 2019 prossegue, desta feita é a vez da comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas escutarem a partir das nove da manhã o ministro Adjunto e da Economia, Siza Vieira. À tarde, será a vez da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino falar na audição conjunta da Comissão de Agricultura e Mar e Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas.

Centeno vai a Roma para tentar acordo sobre Orçamento italiano

O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, viaja esta sexta-feira, para Roma para reunir com o governo italiano. A ideia central do encontro é conseguir encontrar um consenso para o diferendo orçamental que opõe os italianos a Bruxelas. Pierre Moscovici, comissário europeu para os Assuntos Económicos está esperançado que a reunião “dê resultados” e deixa o aviso: “não há futuro da Itália fora da zona euro e nem futuro da União Europeia sem a Itália”.

Presidente da CP fala sobre mobilidade

Carlos Nogueira, presidente da CP – Comboios de Portugal é o convidado da terceira edição do Ciclo de Palestras sobre Mobilidade, promovida pela SRS Advogados e a Transportes em Revista. O tema da conferência “os desafios do transporte ferroviário em Portugal” surge numa altura particularmente difícil para a CP, desde greves, a falta de manutenção, passando pela supressão de comboios.

Autoeuropa: pré-acordo laboral terá aval dos trabalhadores?

Terminam esta sexta-feira as votações para aprovação do pré-acordo laboral que a Comissão de Trabalhadores e a administração fecharam no passado dia 25 de outubro. O acordo que começou a ser votado esta quinta-feira prevê o pagamento do trabalho ao sábado e domingo a 100% e aumentos salariais de 2,9% em cada um dos próximos dois anos.

Exportações mantêm trajetória de desaceleração?

Qual o comportamento que estão a ter as exportações nacionais? A resposta será dada através do Instituto Nacional de Estatística (INE), com a divulgação dos dados do comércio internacional relativos a setembro deste ano. A expectativa é grande tanto mais que, em agosto, as exportações de bens desaceleraram mais do que as importações quando comparado com o período homólogo do ano anterior. As exportações e as importações registaram variações homólogas nominais de 2,6% e 8,6%, tendo ambas desacelerado face ao mês anterior (13,8% e 11,9%, em julho de 2018, respetivamente).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião