Eurodeputado alemão Manfred Weber é o candidato do PPE à Comissão Europeia

  • Guilherme Monteiro
  • 8 Novembro 2018

O eurodeputado alemão derrotou o finlandês Alexander Stubb. Obteve cerca de 80% dos votos

O Partido Popular Europeu — da família do PSD e CDS — já escolheu o seu candidato à Comissão Europeia. O alemão Manfred Weber foi eleito, esta manhã, no congresso de Helsínquia, com 79,2% dos votos, ao recolher 492 votos, contra os 20% do finlandês Alexander Stubb, que teve o apoio de 127 delegados.

O eurodeputado alemão da Baviera contou com o apoio da maioria dos partidos e chefes de Governo da maior família europeia. Também o presidente do PSD, Rui Rio, tinha declarado apoio a Weber. Já os centristas não apoiaram nenhum dos candidatos, acabando Assunção Cristas por dar liberdade de voto aos seus delegados ao congresso.

No debate de ontem entre Weber e o finlandês Alexander Stubb, no congresso da direita europeia, Weber admitiu haver “uma revolução em curso” no que toca aos desafios da economia. Ainda assim, o alemão disse que a situação na União Europeia era melhor do que há cinco anos, quando o presidente da Comissão Jean-Claude Juncker tomou posse.

A segunda maior família Europeia, os Socialistas e Democratas, vão escolher o seu candidato à Comissão a 1 de dezembro, no Congresso, em Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eurodeputado alemão Manfred Weber é o candidato do PPE à Comissão Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião