Juros da casa continuam a subir. Tocam máximos de dois anos

Enquanto a taxa implícita da totalidade dos créditos aumentou, os juros dos novos empréstimos para a casa registaram uma queda acentuada.

As taxas implícitas nos créditos à habitação voltaram a subir, pelo terceiro mês consecutivo. Avançaram, em setembro, para os 1,043%, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Estão em máximos de dois anos, enquanto os juros dos novos empréstimos recuaram.

Depois de chegar aos 1,039% no mês anterior, a taxa implícita nos empréstimos para a compra de casa aumentou 0,4 pontos base, atingindo, assim, o nível mais elevado desde setembro de 2016.

Apesar da subida da taxa, a prestação média vencida manteve-se em 242 euros numa altura em que o capital médio em dívida para a totalidade dos contratos de crédito à habitação aumentou 89 euros, fixando-se nos 52.173 euros.

Evolução dos juros da casa nos últimos três anos

Enquanto a taxa implícita para a globalidade dos créditos à habitação agravou-se, a aplicada nos novos empréstimos apresentou uma evolução completamente distinta, registando uma quebra acentuada. Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa diminuiu 5,4 pontos base no mês em análise, para 1,444%.

A tendência é explicada através da “guerra” que existe entre os bancos pelo crédito à habitação, uma luta “taco a taco” no sentido de aumentar a concessão de financiamento para, assim, aumentarem a rentabilidade dos seus negócios.

Esta “guerra” pelo crédito à habitação faz com que os bancos desçam os spreads, num momento em que as taxas utilizadas como indexante, as Euribor, se mantêm praticamente inalteradas, tendo em conta que só no final de 2019 é que o Banco Central Europeu (BCE) poderá começar a subir a taxa de juro de referência.

Atualmente já há bancos com spreads de 1% para a compra de casa. O Bankinter colocou recentemente a margem mínima neste patamar, sendo que o Banco CTT resolveu, depois, aproximar-se desta oferta com uma taxa de 1,1%. A maioria dos bancos tem spreads mínimos até 1,5%.

(Notícia atualizada com mais informação às 11H45)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros da casa continuam a subir. Tocam máximos de dois anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião