Ocupação da hotelaria no Algarve cresce pela primeira vez este ano em agosto

A nível nacional, a taxa de ocupação na hotelaria registou uma descida homóloga em agosto. Mas na região do Algarve, o setor viu a primeira variação homóloga positiva desde o início do ano.

O arranque tardio deste verão, com temperaturas mais baixas do que o normal nos primeiros meses, influenciou o desempenho das unidades hoteleiras do país. Para o Algarve, uma das zonas mais turísticas do país, foi em agosto que se verificou a primeira variação positiva na taxa de ocupação da hotelaria desde o início do ano.

Os estabelecimentos hoteleiros da região algarvia alcançaram uma taxa de ocupação de 93% em agosto, numa subida homóloga de 0,2 pontos percentuais, revelam os AHP Tourism Monitors, da Associação da Hotelaria de Portugal. A Costa Azul e o Grande Porto foram as outras zonas onde os hotéis mais ficaram preenchidos, com uma taxa de ocupação acima de 90%.

Já a nível nacional, verificou-se uma queda homóloga de 1,3 pontos percentuais para os 87% em agosto. A zona de Leiria, Fátima e Templários foi um dos destinos que contribuiu para esta descida, já que a taxa caiu oito pontos percentuais para 67%. Pelo lado inverso, as unidades hoteleiras de Coimbra destacaram-se no mês tipicamente escolhido para as férias de verão, com um aumento de 5,1 pontos percentuais face ao mesmo período do ano anterior, atingindo os 82%.

“Apesar de a taxa de ocupação ter decrescido, os resultados são globalmente bons. Em termos absolutos, este foi, sem surpresas, o melhor mês do ano. Dos 14 destinos do Hotel Monitor, apenas 3 (Beiras, Viseu e Leiria/Fátima/Templários), registaram ocupações abaixo dos 80%”, aponta Cristina Siza Vieira, da AHP, citada em comunicado.

O preço médio por quarto ocupado subiu 6%, e rondou os 121 euros em agosto. Já para os quartos disponíveis, o preço médio fixou-se nos 105 euros, mais 4% face ao período homólogo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ocupação da hotelaria no Algarve cresce pela primeira vez este ano em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião