Santander une-se a seis bancos para ajudar empresas a encontrar financiamento

Juntos vão criar a plataforma "Trade Information Network", que vai fornecer informação comercial e facilitar às empresas o processo de encontrar financiamento.

O Santander juntou-se a outros seis bancos internacionais para dar uma reviravolta no financiamento às empresas. Juntos, criaram uma plataforma que pretende dar informações e apoio a todo o tipo de empresas que têm dificuldades em obter financiamento para as suas atividades. Por ano, as instituições pretendem ajudar a angariar 1,5 biliões de dólares (1,3 biliões de euros), de acordo com o Cinco Días (conteúdo em espanhol).

Santander, ANZ, BNP Parias, Citi, Deutsche Bank, HSBC e Standar Chartered são as instituições bancárias dispostas a ajudar as empresas, sejam elas gigantes, pequenas ou médias. O objetivo de criação da “Trade Information Network” passa por intermediar e facilitar a procura de financiamento, ao mesmo tempo que permite que as empresas troquem de forma fácil e segura informação comercial com os seus bancos.

À plataforma juntaram-se várias empresas (das mais importantes a nível mundial) e outros 20 bancos de todo o mundo, diz o jornal espanhol, interessados em colaborar em projetos-piloto. O objetivo, de acordo com fontes próximas da iniciativa, passa por “transformar o comércio internacional, ao mesmo tempo que o tornam mais barato“.

As empresas podem lançar e verificar ordens de compra e faturas para solicitar financiamento comercial através dos bancos escolhidos. Desta forma, darão às entidades financeiras acesso a informação comercial de confiança, permitindo, ao mesmo tempo, que os bancos avaliem melhor os riscos e evitem informações comerciais fraudulentas no setor.

A iniciativa vai ser apresentada a 22 de outubro em Sidney, na Conferência de Sibos. De acordo com fontes do Santander, citadas pelo jornal espanhol, a plataforma deverá estar operacional no próximo ano e, uma vez pronta, será a primeira rede global de financiamento comercial bancário e multiempresarial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santander une-se a seis bancos para ajudar empresas a encontrar financiamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião