Hoje nas notícias: rendas, energia e pensões

  • ECO
  • 18 Outubro 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

As primeiras páginas do jornais estão dominadas pela decisão do Executivo de travar as pensões antecipadas — só estão disponíveis para quem tem trabalha desde os 20 anos. José Soeiro afirma que os limites anunciados para as pensões antecipadas não constam na lei do Orçamento, e que o Bloco não acompanha a ideia. Por outro lado, a líder bloquista, Catarina Martins, revela que a nomeação de João Galamba para a pasta da Energia surpreendeu. A proposta do PS aprovada no Parlamento prevê que os contratos de arrendamento voltam a ter duração mínima de um ano. Esta e outras notícias marcam as manchetes nacionais.

“Esperemos que não haja retrocessos” no setor da Energia, diz Catarina Martins

Depois de uma remodelação governamental do Executivo de António Costa, Catarina Martins diz encarar estas alterações com preocupação, admitindo que o Bloco de Esquerda (BE) ficou “surpreendido” com a nomeação de João Galamba para a pasta da Energia. Sobre a aprovação do Orçamento do Estado (OE) para o próximo ano, em entrevista ao Público e à Renascença, a deputada mostrou-se otimista, considerando que esta proposta “está em linha” com os demais anos. Leia a notícia completa na Renascença (acesso livre).

 

Chefe do Exército resignou-se depois de reunião com ministro

O general Rovisco Duarte apresentou a demissão na passada quarta-feira, e, no pedido de resignação enviado ao Presidente da República, invoca razões pessoais. Já na carta enviada aos militares do Exército, a saída é justificada com as circunstâncias políticas. Esta decisão veio no seguimento de uma reunião com o novo ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, na terça-feira. O Chefe do Estado-Maior do Exército terminava o mandato em abril, mas estava debaixo de fogo pelo caso do roubo das armas de Tancos. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Rendas passam a ter duração mínima de um ano

Os contratos de arrendamento voltam a ter um limite mínimo de um ano. A proposta do PS aprovada esta quarta-feira no Parlamento com o apoio do Bloco e do PCP, em votação indiciária, no grupo de trabalho da habitação, determina que ainda que os contratos são automaticamente renovados por três anos se o senhoria nada disser em contrário. Em causa está a tentativa de dar estabilidade aos contratos de arrendamento para a habitação e impedir que estes sejam celebrados por prazos muito curtos que obrigam os inquilinos a uma constante procura por uma nova casa ou que permitem aumentos das rendas contratadas inicialmente. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

 

 

Faurecia vai abrir centro de operações em Santa Maria da Feira

A fabricante francesa de peças para automóveis Faurecia vai instalar um centro de operações em Santa Maria da Feira. Vão ter no total 400 trabalhadores nestes serviços centrais, dos quais aproximadamente 300 serão do estrangeiro ou de outras instalações da fabricante francesa em Portugal, e os restantes serão contratados. A Faurecia já tem em Portugal seis fábricas, um centro de tecnologias de informação e duas joint ventures. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Bloco não acompanha Governo nas alterações às pensões antecipadas

As condições de acesso às pensões antecipadas foram alteradas, e a partir de outubro, só poderá reformar-se antecipadamente quem aos 60 anos de idade já conte com 40 de contribuições. O Bloco de Esquerda “não acompanha a ideia de que esta deva ser a condição única de acesso às reformas antecipadas”, afirma o deputado José Soeiro, em declarações à TSF. O deputado adianta ainda que este limite não consta na lei do Orçamento, e que será discutido na especialidade. Leia a notícia completa na TSF (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: rendas, energia e pensões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião