iPhones com reconhecimento facial exigem cuidados redobrados à polícia

Após cinco tentativas de utilizar o Face ID, o iPhone bloqueia e pede o código por dígitos. A polícia, se precisar de apreender um telemóvel, deve ter cuidado para não bloquear o aparelho.

Com o desenvolvimento da tecnologia, os telemóveis foram-se tornando cada vez mais pessoais. Existem várias ferramentas para impedir o acesso de estranhos ao dispositivo, desde uma palavra-passe simples ao reconhecimento facial. Mas e quando quem quer aceder ao telemóvel é a polícia, em busca de possíveis provas de um crime?

Olhar para o ecrã do iPhone é o suficiente para desbloquear o dispositivo, nos modelos mais recentes. Mas se o telemóvel vir a “cara errada” cinco vezes seguidas, bloqueia. Esta funcionalidade tem trazido alguns desafios às autoridades norte-americanas, que depois podem não conseguir autorização para desbloquear o aparelho. Para evitar esse obstáculo, a polícia foi aconselhada a não olhar diretamente para os iPhones dos suspeitos, lê-se na Engadget (acesso livre/conteúdo em inglês).

A origem do problema das autoridades é que a palavra-passe, pedida quando o reconhecimento facial bloqueia, não pode ser obtida através de um mandado, na grande maioria dos casos. A quinta emenda da Constituição norte-americana prevê o direito do cidadão a não se auto incriminar através de um “testemunho”, o que abrange o código do telemóvel.

O reconhecimento facial é mais facilmente contemplado num mandado do que as palavras-passe, daí a recomendação dada pela empresa forense Elcomsoft, de manter disponível a opção de desbloquear com Face ID.

O bloqueio depois do reconhecimento facial falhar chegou a acontecer a um dos membros da Apple, durante o evento de apresentação dos novos modelos do iPhone, no ano passado. A Elcomsoft chama ainda a atenção para a identificação através do toque, com as impressões digitais, que expira em algumas situações. Por exemplo no caso de, se depois de seis dias em que a palavra-passe não é introduzida, o Touch ID não for usado para desbloquear o telemóvel em oito horas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

iPhones com reconhecimento facial exigem cuidados redobrados à polícia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião