Moody’s atira juros da dívida portuguesa a 10 anos para baixo de 2%

Investidores já olham para Portugal com estatuto de investimento de qualidade para as três principais agências de notação de risco. Moody's melhorou rating português e dá alívio aos juros.

Os juros da dívida portuguesa estão em queda ligeira, depois de a agência Moody’s ter melhorado a notação de risco da República na passada sexta-feira para um nível de “investimento de qualidade”, vincando a sustentabilidade da descida da dívida e a resiliência da economia.

A yield associada às obrigações a 10 anos cedem pouco mais de 1 ponto base para 2,013%, mas já esteve abaixo da barreira psicológica dos 2% (1,996%) durante a manhã. Também a taxa a 5 anos regista uma descida ligeira para 0,851%.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/rating-de-portugal/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”53″ slug=”rating-de-portugal” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/rating-de-portugal/thumbnail?version=1539428105829&locale=pt-PT&publisher=eco.pt” mce-placeholder=”1″]

A Moody’s retirou finalmente a dívida portuguesa do patamar considerado “investimento especulativo”, subindo o rating de Portugal em um nível para “Baa3”, justificando essa decisão com o facto de a dívida pública ter encontrado uma “sustentável, embora gradual, tendência de descida” e ainda com o “crescimento abrangente da economia”, que está hoje mais resiliente.

Foi a última das três grandes agências a tirar Portugal do “lixo”, depois de um período de mais de sete anos em que a dívida portuguesa era encarada como sendo “especulativa” para as Big-3. No ano passado, a Standard & Poor’s e Fitch haviam colocado o país num nível de “investment grade”, colocando os títulos portugueses de novo no radar dos grandes índices obrigacionistas mundiais.

Por outro lado, este alívio nos juros surge no dia em que o Governo se prepara para entregar o Orçamento do Estado para 2019 no Parlamento, depois de ter aprovado o documento no fim de semana em reunião do Conselho de Ministros que durou mais de 10 horas.

Juros descem após melhoria da Moody’s

Fonte: Reuters

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moody’s atira juros da dívida portuguesa a 10 anos para baixo de 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião