Vista Alegre aprova aumento de capital. Vêm aí mais ações

  • Lusa
  • 12 Outubro 2018

A Visabeira anunciou que pretende aumentar o capital da VAA através da emissão de 21,77 milhões de novas ações, de forma a reforçar o capital disperso em bolsa para os 25%.

Os acionistas da Vista Alegre Atlantis (VAA) aprovaram um aumento de capital até 17,4 milhões de euros, avançou a empresa em comunicado ao mercado.

Em cima da mesa da assembleia-geral (AG) do grupo esteve uma “alteração dos estatutos da Sociedade no sentido de conferir autorização ao Conselho de Administração para aumentar o capital social da Vista Alegre, num montante global máximo de 17.418.188,00 euros”, segundo o mesmo documento.

Esta operação ocorrerá “no âmbito de oferta pública e/ou institucional de subscrição de ações ordinárias com vista ao incremento da dispersão do capital da Sociedade e à otimização de fontes de financiamento da sua estratégia” e corresponde “à oferta de até 21.772.735 ações ordinárias, com o valor nominal de 0,80 euros cada, que representarão até 12,5% do capital social”, detalhou o comunicado.

A AG da VAA, que teve lugar em Ílhavo, estabeleceu ainda “a supressão do direito de preferência dos acionistas na subscrição do eventual aumento de capital da Vista Alegre, por entradas em dinheiro”, de acordo com o comunicado.

Os acionistas aprovaram também a nomeação de um novo elemento para o Conselho de Administração da sociedade, Teodorico Figueiredo Pais, “passando este órgão a ser constituído por onze membros”, detalhou a empresa.

No início deste mês, a Visabeira anunciou que pretende aumentar o capital da VAA através da emissão de 21,77 milhões de novas ações, de forma a reforçar o capital disperso em bolsa (‘free float‘) para os 25%.

O grupo Visabeira verá, com esta operação, a sua participação diminuir para 70% (dos atuais 94,14%), mas, conforme explicou em comunicado ao mercado, beneficiará deste reforço de dispersão, com o alargamento da sua base acionista e, consequentemente, de uma maior liquidez das ações da Vista Alegre, “reforçando a sua atratividade perante potenciais investidores”.

O ‘free float‘ da Vista Alegre ronda, atualmente, os 2,5%, de acordo com a informação disponível no site da empresa.

Segundo as contas divulgadas pela empresa no final de agosto, o lucro da Vista Alegre subiu 41% no primeiro semestre, face a igual período de 2017, para 1,9 milhões de euros.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) cresceu 11% para sete milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vista Alegre aprova aumento de capital. Vêm aí mais ações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião