PSD satisfeito com défice mas preocupado com subida de juros

O ministro das Finanças está a apresentar as linhas gerais do OE para 2019. O Governo prevê ligeira desaceleração da economia no próximo ano. O Orçamento é entregue dentro de seis dias.

O PSD está satisfeito com a meta do défice para 2019, mas está preocupado com a subida das taxas de juro da dívida pública que aí vem e que o líder parlamentar laranja revelou ser uma tendência que o ministro das Finanças também antecipa.

Naturalmente a redução do défice satisfaz o PSD“, disse Fernando Negrão aos jornalistas à saída do encontro com o ministro das Finanças que está a apresentar as linhas gerais do Orçamento do Estado para 2019 aos partidos. O Governo prevê um défice entre 0% e 0,2% para o próximo ano.

Negrão mostrou-se ainda satisfeito com a previsão da taxa de desemprego, que o Executivo vai rever em baixa para cerca de 6%, como revelou o deputado do PAN, André Silva, esta manhã. O PSD foi o segundo partido a ser recebido pelo Governo.

No entanto, o PSD salienta que saiu do encontro preocupado com duas questões para as quais não obteve resposta. “As taxas de juro vão começar a subir. O próprio ministro confirmou isso“, disse o líder da bancada parlamentar, acrescentando que este é um ponto que “exige cautela”, mas para o qual o PSD “não obteve resposta”. Além disso, também os níveis de poupança preocupam o partido de Rui Rio.

Foi uma “reunião interessante”, mas com “poucas respostas”, afirmou ainda.

Questionado sobre o sentido de voto do PSD e as propostas de alteração ao documento, Fernando Negrão remeteu uma resposta para mais tarde, quando for o momento da votação do Orçamento no Parlamento, marcada para o final do mês. “Estamos ainda longe” dessa data.

O líder da bancada disse ainda acreditar na meta da dívida pública, que o Governo vai rever em baixa para 117% do PIB. “Acredito na meta na medida da redução do défice”.

CDS acusa Governo de “austeridade dissimulada”

À saída da reunião com o ministro das Finanças, o CDS-PP acusou o Governo de apresentar um Orçamento do Estado que perde a “oportunidade única de investir a sério na economia e na iniciativa privada”.

Na opinião de Cecília Meireles, a proposta avançada por Mário Centeno mantém a política de “consolidação orçamental através de austeridade dissimulada”, isto é, através da aprovação de despesas que “não serão realizadas”.

Nesse sentido, a deputada considerou que a discussão orçamental se está a tornar “cada vez menos credível”, tendo em conta que se debatem “autorizações de despesa” que depois o “Governo vai meter na gaveta”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD satisfeito com défice mas preocupado com subida de juros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião