5 coisas que vão marcar o dia

Os partidos vão ficar a conhecer as linhas gerais do Orçamento do Estado, num dia em que o FMI voltou a pressionar Centeno para que reveja em baixa a previsão de crescimento para 2019.

O ministro das Finanças apresenta hoje aos partidos as linhas gerais do Orçamento do Estado para 2019, pelo que deverão ser conhecidos mais detalhes da proposta do Governo — isto num dia em que o FMI revela as suas previsões de crescimento a nível mundial e volta a pressionar o Governo português para que reveja em baixa a perspetiva de evolução do PIB para 2019. No campo da estatística, o Banco de Portugal vai atualizar dados sobre os juros dos novos empréstimos e depósitos. Se está à procura de emprego, começa hoje a Job Summit, uma feira virtual de empregabilidade com 700 vagas para preencher.

Governo vai reunir com os partidos sobre o OE

Mário Centeno tem encontro marcado com os vários partidos para apresentar as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2019. Na agenda do ministro das Finanças estão várias reuniões: às 9h45 com o PAN, às 10h30 com o PSD, às 11h15 com o PEV, às 12h00 com o BE, às 12h45 com o PCP e às 14H00 com o CDS. Deverão chegar ao domínio público algumas propostas do Governo de medidas para o próximo ano.

BdP atualiza dados sobre empréstimos e depósitos

O Banco de Portugal (BdP) atualiza hoje as estatísticas sobre as novas operações de empréstimos e depósitos relativas ao mês de agosto. Em julho, a taxa de juro média das novas operações de empréstimos aumentou um ponto base para 2,37%, enquanto a taxa de juro média dos novos depósitos até um ano de sociedades não financeiras aumentou três pontos base, para 0,14%, revelou em setembro a entidade liderada por Carlos Costa.

Arrancam as reuniões anuais do Banco Mundial e FMI

Começam hoje as reuniões anuais dos Conselhos de Governadores do Grupo do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Estes encontros decorrem numa altura em que acaba de ser publicada a edição de outubro do relatório World Economic Outlook do FMI, no qual o Fundo encabeçado por Christine Lagarde volta a pressionar o Governo para que reveja em baixa a estimativa do PIB para 2019 — António Costa estima um crescimento de 2,3% em 2019, igual ao deste ano, enquanto o FMI prevê que a economia portuguesa cresça 1,8% no ano que vem.

Rui Cartaxo no Parlamento sobre as rendas da EDP

O antigo presidente da REN, Rui Cartaxo vai ser submetido às perguntas dos deputados da comissão de inquérito parlamentar ao Pagamento de Rendas Excessivas aos Produtores de Eletricidade. Rui Cartaxo foi constituído arguido em junho de 2017 no âmbito do caso que envolve a elétrica nacional e os chamados CMEC, que vieram substituir os contratos de aquisição de energia no âmbito da liberalização do mercado da energia em Portugal. A audição terá lugar na Assembleia da República, a partir das 15h00.

Arranca a feira virtual de Job Summit

Começa hoje a segunda edição da Job Summit, uma feira virtual de emprego em Portugal, que conta com cerca de 700 ofertas de emprego registadas na plataforma, à espera de serem preenchidas pelas 60 empresas inscritas. Esta feira de empregabilidade decorre exclusivamente na internet, até 10 de outubro. A maioria das vagas a preencher está integrada nas áreas da tecnologia e engenharia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião