Rock’n’Law junta advogados em palco na luta contra o cancro

O projeto de solidariedade escolhido é a “Casa Porto Seguro”, da Associação Portuguesa Contra a Leucemia que apoia doentes oncológicos e familiares. Evento é já dia 26. Saiba como ajudar.

Naquela que é a sua décima edição, o Rock’n’Law apoia este ano a luta contra o cancro, através do projeto “Casa Porto Seguro”, localizada em Lisboa, que permite a doentes deslocados e com carência económica ficar num local seguro, onde terão todo o apoio de que precisarem durante o período de tratamentos necessários à recuperação.

O evento é já dia 26 de outubro e conta com o ECO/Advocatus como media partner. Os donativos podem ser feitos aqui: www.easypay.pt/form/?f=APCL-Donativo-Rocknlaw e os bilhetes para a noite de festa podem ser adquiridos aqui: www.easypay.pt/form/?f=APCL-Evento-RocknLaw

Este projeto pertence à Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e foi o escolhido para ser o mote do concerto solidário.“A realidade é dura e já lidei com casos em que há doentes e respetivos familiares que têm de se deslocar para fazer os tratamentos e as condições são de tal forma escassas que nem dinheiro têm para um hotel ou para mais do que uma refeição diária”. conta Carlos Horta e Costa, vice-presidente da APCL, sobre os vários casos que já passaram pela organização.

Relembra um caso em que mãe e filha “dormiam no carro e só tinham dinheiro para uma refeição diária para poderem acompanhar a Lisboa o marido/pai que estava doente. As famílias são fundamentais para apoiar os doentes e muitas vezes não têm condições para estar num hotel”, reforça.

“Através da APCL, vamos contribuir para a construção da casa “Porto Seguro” em Lisboa, que permitirá a doentes hemato-oncológicos deslocados e com carência económica e respetivos familiares, ter o alojamento necessário na fase do tratamento”, explica fonte da organização do festival, que este ano reúne cerca de 14 sociedades de advogados e nove bandas, com data marcada para o próximo dia 26 de outubro.

“Todos os anos, as sociedades elegem uma causa e trabalham ao longo de vários meses para angariar o máximo de donativos para o projeto a apoiar, culminando numa noite de música, com um concerto que junta as suas próprias bandas e cerca que junta as suas próprias bandas e cerca de duas mil pessoas, entre advogados, clientes, amigos, parceiros e a associação que o evento visa apoiar, numa noite de festa e de solidariedade”, explica a organização do Rock’n’Law.

Ao todo, desde 2009, a iniciativa já angariou mais de 500 mil euros para apoiar um total de 16 projetos de solidariedade social, com um impacto real na vida das pessoas ajudadas.

O final da obra da “Casa Porto Seguro” está prevista para 2020 e custará um total de 380 mil euros. “Até aqui já conseguimos cerca de 160 mil euros. Contamos com 70 mil euros do Rock ‘n’ Law”, explica Horta e Costa.

O donativo angariado este ano vai para a reabilitação desta casa, que tem uma superfície total de 380 metros quadrados, localizada ao lado do Instituto Português de Oncologia. Segundo a organização da iniciativa, “o cancro já é considerado o principal problema de saúde pública a nível europeu. Em Portugal, a incidência de novos casos tem aumentado 3% ao ano, registando-se 40.000 novos casos a cada ano”.

O Estado “tem procurado dar resposta a este problema através dos IPOs e de outras unidades vocacionadas para o tratamento do cancro, mas na impossibilidade de o Estado assegurar todas as necessidades, a sociedade também é chamada a intervir”.

É este o apelo que fica do festival, que conta com a participação de todos.

A APCL foi fundada em janeiro de 2002 e entre os seus principais objetivos está a manutenção e o desenvolvimento do registo de dadores voluntários de medula óssea em Portugal, o apoio à investigação científica com um programa de atribuição de bolsas e investindo na Formação Avançada para profissionais de saúde, e ainda o apoio financeiro a doentes com leucemia e às suas famílias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rock’n’Law junta advogados em palco na luta contra o cancro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião