Gasóleo sobe dois cêntimos, gasolina aumenta um cêntimo. A culpa é do petróleo acima dos 80 dólares

Máximos do barril de petróleo nos mercados internacionais vão impulsionar preços dos combustíveis em Portugal. O litro de gasóleo prepara-se para aumentar dois cêntimos. A gasolina também sobe.

Não espere pela próxima semana para atestar o depósito do seu automóvel. Os preços dos combustíveis vão registar um aumento significativo a partir de segunda-feira. O litro do gasóleo vai subir dois cêntimos e também a gasolina se prepara para aumentar um cêntimo por litro, adiantou fonte do setor ao ECO.

Tendo por base os dados fornecidos pela Direção-Geral de Energia, tudo aponta para que o diesel, o combustível mais utilizado pelos portugueses, passe a custar cerca de 1,394 euros por litro, o valor mais elevado desde, pelo menos, setembro de 2015.

Por outro lado, depois de três semanas de descidas, a gasolina vai observar o maior aumento desde maio, atirando o litro deste combustível para um valor acima de 1,60 euros — máximos desde o início do mês.

Isto acontece numa altura em que as cotações do barril de ouro negro avançam de forma acentuada nos mercados internacionais. Por exemplo, o contrato do Brent, a referência para as importações nacionais, acumula uma valorização de 4,2% na última semana, estando a cotar nos 82,12 dólares, um máximo desde novembro de 2014.

Uma pool de analistas consultados pela agência Reuters aponta para uma subida dos preços do petróleo no próximo ano perante receios sobre eventuais quebras na produção no Irão (por causa das sanções impostas ao país) e na Venezuela.

Petróleo avança

(Notícia atualizada às 11h21)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo sobe dois cêntimos, gasolina aumenta um cêntimo. A culpa é do petróleo acima dos 80 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião