Alemanha organiza fase final do Europeu de 2024

  • ECO e Lusa
  • 27 Setembro 2018

Alemães bateram turcos na corrida pela organização da 17.ª edição do Campeonato da Europa de Futebol, prova que Portugal conquistou há dois anos.

A Alemanha foi o país escolhido para organizar da fase final do Campeonato da Europa de Futebol de 2024, uma prova que já acolheu em 1988, anunciou esta quinta-feira o presidente da UEFA, o esloveno Aleksander Ceferin.

Para trás ficou a candidatura da Turquia na corrida pela organização da 17.ª edição do torneio, na votação realizada durante a reunião do Comité Executivo da UEFA, na sede do organismo regulador do futebol europeu, em Nyon, na Suíça.

A candidatura alemã tinha recebido uma melhor nota que a turca numa avaliação da UEFA que tocou em 12 pontos-chave, incluindo a qualidade dos estádios, a ambiente político e a infraestrutura de transportes. A proposta “de muito elevada qualidade” da Alemanha cumpriu ou “confortavelmente excedeu” as expectativas dos responsáveis da UEFA em quase todas as áreas.

Já a candidatura da Turquia obteve uma avaliação mista, nomeadamente em relação à garantia dos direitos humanos durante a competição, “uma questão de preocupação” para a entidade que governa o futebol europeu.

O Campeonato da Europa, a principal prova de seleções no continente, realizou-se uma única vez em Portugal, em 2004, tendo a seleção portuguesa perdido na final com a Grécia, por 1-0, em jogo realizado no Estádio da Luz, em Lisboa.

A ‘equipa das quinas’ conseguiu conquistar pela primeira vez o título europeu 12 anos mais tarde, em 2016, em Paris, ao impor-se na final à anfitriã seleção francesa, também por 1-0, após prolongamento.

(Notícia atualizada às 14h56)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha organiza fase final do Europeu de 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião