Depois do StartUP Visa, Governo lança programas Tech Visa e Keep para empresas tecnológicas

  • Lusa
  • 26 Setembro 2018

Depois do sucesso do programa StartUP Visa, o Governo prepara-se para lançar o Tech Visa e o Keep, criados a pensar na competitividade das empresas tecnológicas.

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, anunciou esta quarta-feira o lançamento dos programas Tech Visa e Keep criados a pensar na competitividade das empresas tecnológicas a operar em Portugal.

Os programas fazem parte do pacote de 19 medidas para acelerar o crescimento, anunciadas em julho pelo Governo, e estão agora em condições de arrancar, segundo anunciou o governante na abertura do 28.º Congresso da APDC — Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.

Segundo Caldeira Cabral, o Tech Visa surge após o sucesso do Start Up Visa, mas dirigido a grandes empresas, especialmente da área tecnológica e em particular as de software, e possibilitará a vinda “de quadros altamente qualificados para Portugal de uma forma mais aberta e mais simplificada”. “Vamos certificar essas empresas, responsabilizá-las e facilitar muito mais a contratação”, afirmou.

Os contratos terão que obedecer ao período mínimo de dois anos. “Estas empresas podem deixar de estar à espera meses que os vistos de trabalho cheguem. Estar seis meses à espera de uma pessoa, se no passado era mau hoje é inaceitável”, disse o ministro.

Será também lançado o programa de incentivo fiscal KEEP (Key Employee Engagement Program) para empresas de base tecnológica que paguem aos seus trabalhadores com participações no capital. “É uma medida pensada para as startup desta área, muitas vezes a concorrer pelos melhores trabalhadores com grandes empresas. Podem, através de participações na empresa, dizer que têm um projeto em que os trabalhadores também vão participar do sucesso”, explicou Manuel Caldeira Cabral.

Desta forma, sustentou, conseguirão ser mais atraentes na captação de trabalhadores altamente qualificados, ou seja, conseguirão pagar salários justos e suficientes para manter os trabalhadores e depois dar uma “motivação adicional, pagando uma parte em participações do capital, fazendo com que se sintam mais participantes nestas empresas”.

Durante a sua intervenção, Caldeira Cabral lembrou que Portugal, neste momento, está a ter um bom ciclo de crescimento e que o setor tecnológico “está a contribuir para esse crescimento”. “Diretamente, com o aumento da produção, do emprego e das exportações na área do digital e do software e na área tecnológica no geral, mas está a contribuir também indiretamente pelo efeito transversal que o digital tem em todos os setores industriais. Um efeito transversal que todas as empresas estão a aproveitar”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois do StartUP Visa, Governo lança programas Tech Visa e Keep para empresas tecnológicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião