FMI em Luanda para negociar financiamento de 4.500 milhões de dólares a Angola

  • Lusa
  • 26 Setembro 2018

O início das negociações do Programa de Financiamento Ampliado estava previsto para outubro, mas foi antecipado.

Uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) inicia, em Luanda, negociações com o Governo angolano para um programa de financiamento a três anos de até 4.500 milhões de dólares (3.820 milhões de euros).

De acordo com informação do Ministério das Finanças de Angola, o início das negociações do Programa de Financiamento Ampliado (EFF – Extended Fund Facility) estava previsto para outubro, tendo sido antecipado.

A missão do FMI é liderada por Mario de Zamaroczy e estará em Luanda até 5 de outubro, dando sequência ao pedido de assistência feito pelas autoridades angolanas.

Em 20 de agosto, em comunicado, o Ministério das Finanças angolano indicou ter solicitado “o ajustamento do programa de apoio do FMI [de assistência técnica, apresentado anteriormente], adicionando-se uma componente de financiamento”.

A medida, explicou então o mesmo comunicado, visa o apoio do FMI às políticas e reformas económicas definidas por Angola no Programa de Estabilização Macroeconómica e no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022.

As autoridades angolanas indicaram, em 24 de agosto, que pretendem negociar um empréstimo de 4.500 milhões de dólares, divididos em três tranches anuais, durante o período de vigência do EFF, suportado pelo Instrumento de Coordenação de Políticas (PCI – Policy Coordination Instrument).

Ao longo destes dias em Luanda, explicou o Ministério das Finanças, a missão negocial do FMI irá manter vários encontros com diferentes membros do Governo e do Banco Nacional de Angola, bem como com gestores de empresas públicas e com o setor financeiro.

Os encontros destinam-se a “examinar as perspetivas económicas e financeiras e identificar os eixos que vão sustentar o apoio” da instituição de Bretton Woods ao Estado angolano.

O Programa de Financiamento Alargado é um mecanismo de apoio do FMI aos países-membros, criado em 1974, “para ajudá-los a solucionar problemas de longo prazo relacionados com baixo crescimento económico e défice na Balança de Pagamentos, decorrentes de profundas distorções que exijam reformas económicas profundas”, descreveu o Ministério das Finanças.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FMI em Luanda para negociar financiamento de 4.500 milhões de dólares a Angola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião