Filho de José Eduardo dos Santos em prisão preventiva

  • ECO
  • 24 Setembro 2018

José Filomeno dos Santos é suspeito de da prática dos crimes de associação criminosa, falsificação, tráfico de influências, burla, peculato e branqueamento de capitais.

José Filomeno dos Santos, filho do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos, foi colocado em prisão preventiva. A notícia é avançada, esta segunda-feira, pelo Observador, que confirmou a informação junto da defesa do antigo presidente do Fundo Soberano de Angola (FSA)

Em causa está o processo legal conhecido na sexta-feira passada, no qual José Filomeno dos Santos é acusado pelo Ministério Público angolano dos crimes de associação criminosa, falsificação, tráfico de influências, burla, peculato e branqueamento de capitais. Segundo a acusação do Ministério Público, os crimes terão sido praticados durante o mandato de José Filomeno dos Santos à frente do FSA. “Zenú” presidiu ao FSA desde 2012, ano que o fundo foi fundado, e janeiro de 2018, quando foi demitido do cargo pelo atual Presidente da Angola, João Lourenço.

A investigação gira em torno de uma alegada transferência irregular de 500 milhões de dólares para um banco britânico, que já tinha levado à constituição como arguido de Valter Filipe, ex-governador do Banco Nacional de Angola. A alegada transferência de 500 milhões de dólares terá sido concretizada pelo ex-governador do Banco Nacional de Angola, em setembro de 2017, um mês antes de se demitir do cargo, para uma conta do banco Credit Suisse de Londres.

Entretanto, o Ministério das Finanças de Angola confirmou já ter recuperado os 500 milhões de dólares, estando em posse do BNA.

Na sexta-feira passada, o filho do antigo Presidente angolano já tinha sido constituído arguido, ficando impedido de sair do país. Agora, foi mesmo detido preventivamente, juntamente com o empresário suíço-angolano Jean-Claude Bastos Morais.

Notícia atualizada às 17h45 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Filho de José Eduardo dos Santos em prisão preventiva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião