Lisboa e Porto ganharam 1.600 moradores entre 2016 e 2017

  • ECO
  • 22 Setembro 2018

Depois dos mínimos de 2015, Lisboa e Porto estão a ganhar moradores. Pelo menos é o que mostram as estatísticas demográficas do INE: num ano, as duas cidades ganharam 1.600 novos moradores.

As cidades de Lisboa e Porto ganharam 1.592 moradores entre 2016 e 2017. A esmagadora maioria dos novos residentes fixou-se na capital portuguesa, onde o número de residentes aumentou em 1.124 pessoas neste período. No Porto, fixaram-se 468 pessoas.

Os números são do Instituto Nacional de Estatística e foram recordados este sábado pelo Público (acesso condicionado), num dia em que dezenas de associações e movimentos coletivos saem às ruas num protesto contra a gentrificação de Lisboa e Porto, sobretudo nos centros históricos (o fenómeno em que os moradores de uma determinada zona da cidade, como o centro histórico, são obrigados a procurar habitação na periferia das cidades).

O jornal alerta, porém, que os dados não contabilizam mudanças de residência, mas apenas o saldo demográfico. Esta subida surge depois de anos de queda consecutiva, mas os dados não encontram correspondência com os cadernos eleitorais nem com as inscrições na escola. A nota foi deixada ao Público pela deputada Helena Roseta, do PS, que se encontra a trabalhar na Lei de Bases da Habitação.

O espanto surge, desde logo, porque o número de eleitores tem vindo a decrescer continuamente em Lisboa e no Porto. Segundo o Público, entre 2013 e 2017 deixaram de votar em Lisboa 14.791 pessoas. No Porto, a queda tem sido de menos 1.000 eleitores por ano.

Estes são números que vão estar em destaque este sábado, naquilo que é culminar de um mês que foi decretado por várias organizações como “mês de luta pela habitação”. Os dados obtidos pelo Público pintam um cenário de uma nova Lisboa: desde 2015, disparou o número de camas e de utentes em unidades de alojamento local, há mais licenças a serem atribuídas para construção nova e para reabilitação de edifícios, e a população residente, que atingiu um mínimo em 2015, parece estar agora a aumentar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa e Porto ganharam 1.600 moradores entre 2016 e 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião