Falhas na emissão do Benfica? Eleven Sports diz que fãs enganaram-se no link

Alguns espetadores queixaram-se de falhas na emissão do jogo do Benfica e do Bayern Munique, a contar para a Champions. Mas a Eleven Sports rejeita que tenham havido problemas. Então, o que se passou?

A Eleven Sports transmitiu esta quarta-feira o jogo do Benfica (0) e do Bayern Munique (2), a contar para a Liga dos Campeões. Foi a primeira grande prova de fogo à empresa britânica, que se estreou este ano em Portugal. Depois de surgirem relatos de espetadores a apontar para falhas técnicas na transmissão, a empresa acaba de emitir um comunicado a garantir que não houve “registo de quaisquer falhas”. Então, quem tem razão? O problema terá residido no acesso ao site da empresa através do motor de busca Google.

Nas redes sociais, alguns fãs do desporto rei garantiram que o site da Eleven Sports, onde se encontra a plataforma de streaming da empresa que dá acesso aos conteúdos a quem não é cliente da Nowo, se encontrava offline antes do começo do jogo das “águias”. Mas, na nota emitida esta quarta-feira, a Eleven Sports esclarece que o site a que estes fãs estavam a tentar aceder não é o endereço correto.

“A situação relatada refere-se à página institucional da Eleven Sports e não à página onde está a plataforma de streaming que dá acesso aos conteúdos exclusivos que os subscritores da Eleven Sports têm ao seu dispor”, garante a empresa. Ou seja, em causa esteve a página indexada pelo motor de busca Google: o primeiro resultado, tradicionalmente aquele que é mais clicado nas pesquisas, remete para um endereço indisponível que não é o endereço da plataforma da Eleven Sports em Portugal.

No comunicado, intitulado “Streaming da Eleven Sports sem falhas na transmissão do Benfica-Bayern Munique”, a empresa que detém os direitos da Liga dos Campeões em Portugal refere várias vezes que a transmissão do jogo decorreu “sem qualquer falha ou quebra”. Citado, Jorge Pavão de Sousa, diretor-geral da Eleven Sports em Portugal, mostra-se satisfeito por a empresa ter “assegurado uma transmissão de alta qualidade, sem falhas nem interrupções”.

A Eleven Sports chegou ao mercado português com uma estratégia focada na aquisição de conteúdos internacionais exclusivos ligados ao futebol, mas também em outras modalidades. Mas volta, assim, a estar envolvida em polémica. No primeiro jogo que transmitiu em Portugal, através do Facebook, a empresa viu a transmissão ser cortada por razões que lhe foram alheias. O jogo era entre o PSG e o Mónaco, a contar para a Supertaça francesa. Mas a emissão só durou 25 minutos.

Na altura, a liga francesa de futebol profissional assumiu a culpa, por não ter notificado o Facebook de que a página da Eleven Sports em Portugal estava autorizada a emitir aquela partida. Desta vez, num jogo do Benfica a contar para a Liga dos Campeões, a Eleven Sports volta a ser apanhada numa polémica, com alguns órgãos de comunicação a avançarem que o serviço registou problemas. Problemas que a Eleven Sports agora nega.

A última publicação da Eleven Sports no Facebook conta com dezenas de comentários ofensivos para a empresa, mas também com vários fãs a enaltecer o trabalho da empresa, que veio atirar uma pedrada ao charco num mercado que contava, há já vários anos, com os mesmos players — na esmagadora maioria das vezes, o nome da Sport TV é mencionado.

Concretamente sobre o jogo desta quarta-feira, um dos vários comentários relacionados com a partida mostra um televisor com a imagem repleta de falhas, com o comentário: “Transmissão miserável.” O ECO não pôde confirmar a autenticidade do comentário. Questionada acerca de eventuais problemas de fluidez na transmissão do jogo do Benfica, ou potenciais cortes, fonte oficial da Eleven Sports remeteu para o comunicado.

O certo é que as transmissões de vídeo em alta definição através da internet têm características específicas que não são iguais às de uma emissão televisiva. São transmissões exigentes, que requerem ligações rápidas e estáveis à internet, e que estão mais sujeitas a quebras do que a televisão tradicional a que a maioria dos portugueses está habituada. E ainda que possa parecer que o problema está do lado de quem emite, algumas vezes o problema reside do lado de quem recebe o sinal.

De qualquer forma, o caso apresenta-se como um desafio para a Eleven Sports. A empresa ainda só está presente na plataforma da Nowo, que não tem cobertura global em todo o país, ainda que tenha uma solução que recorre à internet. Ao mesmo tempo, nem todos os portugueses têm ligações com capacidade suficiente para visualizar estes conteúdos com qualidade equiparável à da televisão.

E mesmo que a Eleven Sports rejeite a existência de problemas nas transmissões, os próximos jogos serão decisivos na perceção que os portugueses vão ter do serviço. Para já, com a transmissão o jogo do Benfica, a empresa britânica garante ter multiplicado por dez a sua base de subscritores no país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Falhas na emissão do Benfica? Eleven Sports diz que fãs enganaram-se no link

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião