Theresa May considera que plano da União Europeia na Irlanda do Norte “não é credível”

May quer evitar o regresso de controlos fronteiriços que ponham em causa os progressos alcançados na relação entre Dublin e Belfast.

Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido, alertou os líderes da União Europeia (UE) de que o plano de criar uma fronteira alfandegária entre a Grã-Bretanha e a Irlanda do Norte “não é credível”, já que os dirigentes da UE disseram que a concretização do Brexit ainda está “distante”.

De acordo com o Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês), May, durante uma cimeira informal da União Europeia em Salzburgo, na Áustria, — precisamente com o objetivo de desbloquear as conversações para a saída britânica do projeto europeu (e também para discutir a questão da política migratória europeia que continua a provocar divisões) — afirmou que rejeitaria uma nova proposta de Michel Barnier, negociador chefe europeu para o Reino Unido.

De acordo com os funcionários de Theresa May, a primeira-ministra não aceitará o novo plano de Barnier, se este estiver ligado à ideia de uma fronteira alfandegária no Mar da Irlanda entre a Irlanda do Norte e o resto do Reino Unido.

Barnier admitiu esta terça-feira repensar e “melhorar” a proposta europeia que tem como objetivo evitar a criação de uma fronteira física entre as duas Irlandas. Também May quer evitar o regresso de controlos fronteiriços que ponham em causa os progressos alcançados na relação entre Dublin e Belfast.

A fronteira com a Irlanda é um dos últimos pontos de divergência nas negociações do Brexit. O conflito em torno desta questão é, nesta altura, o maior obstáculo a um acordo que permita enquadrar a forma como se irão relacionar a UE e o Reino Unido, depois de consumado o Brexit.

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, já disse que um acordo Brexit ainda está “longe”, tendo em conta a forte posição da primeira-ministra britânica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Theresa May considera que plano da União Europeia na Irlanda do Norte “não é credível”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião