Exclusivo Altice pede insolvência de empresa do grupo Nowo

A Altice pediu a insolvência da ONI, uma empresa da Nowo, o grupo que negociou os direitos de futebol para Portugal com a Eleven Sports.

A Altice Portugal requereu a insolvência da ONI, uma empresa de telecomunicações grossista controlada pela Nowo, a operadora que tem um acordo com a Eleven Sports para a distribuição de direitos do futebol como a Liga dos Campeões e a liga espanhola. Este pedido de insolvência entrou formalmente esta terça-feira na Comarca de Lisboa, apurou o ECO.

Oficialmente, ninguém faz comentários sobre este ação judicial que põe em causa a continuidade da ONI, mas que pode também chegar à própria Nowo enquanto acionista da empresa. Em causa estará uma dívida superior a seis milhões de euros que já terá tido vários acordos de pagamento no último ano. Sempre por cumprir.

A iniciativa da Altice Portugal, liderada por Alexandre Fonseca, é uma bomba: ao espoletar uma ação judicial, a ONI vai ser citada, provavelmente esta quinta-feira, e terá dez dias para responder. Quais são os motivos invocados? A incapacidade da ONI para pagar as suas dívidas e um balanço desequilibrado. Os últimos números disponíveis são os de 2016 e estão no vermelho. Com capitais próprios negativos da ordem dos 25 milhões de euros.

Em pano de fundo deste processo está, claro, a agressividade comercial da Nowo na compra dos direitos de futebol e no acordo com a Eleven Sports, que veio abanar o mercado dos direitos televisivos, ao mesmo tempo que a Altice Portugal é acionista da concorrente SportTV.

A Nowo e a ONI são duas empresas com existência jurídica própria, mas são na verdade um grupo de telecomunicações, com o mesmo presidente executivo, Miguel Venâncio. E são geridas como uma empresa única, uma para o mercado grossista (ONI) e outra para o segmento retalhista (a Nowo). A Nowo controla, através de outra empresa, a a ONI. E quem manda na Nowo? Essa é outra das surpresas nestes contexto: um dos maiores fundos do mundo, a Apax, que aliás, comprou a Nowo (antiga Cabovisão) à própria Altice em 2016. Qual será a resposta da Apax perante este processo? Vai saber-se nos próximos dias.

Como é que a Nowo tem condições para abanar o mercado dos direitos televisivos, ao fazer um acordo de distribuição com a Eleven Sports, quando o grupo tem dívidas de milhões aos outros operadores, questiona outra fonte do ECO, que está por dentro deste processo da Altice. A uma semana do encontro anual da APDC, o fórum anual que reúne todo o setor de telecomunicações, este processo vai o centro de todas as discussões.

O ECO contactou a Nowo e a Altice Portugal, no sentido de obter comentários a estas informações. Encontra-se a aguardar resposta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altice pede insolvência de empresa do grupo Nowo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião