Wall Street passa ao lado da guerra comercial. Só Nasdaq cai

  • Marta Santos Silva
  • 19 Setembro 2018

Apesar das recentes jogadas na guerra comercial que tem posto Pequim contra Washington, os investidores estão mais focados nos dados das empresas e da economia dos EUA.

Excetuando as tecnológicas, a bolsa de Nova Iorque passou ao lado das recentes trocas de ameaças e tarifas entre os Estados Unidos e a China, que tanto têm pressionado os índices internacionais, e subiu. O índice Dow Jones chegou mesmo ao seu nível mais alto desde janeiro, em parte graças ao efeito das notícias sobre os juros da dívida soberana no setor financeiro.

O índice de referência S&P 500 subiu 0,12% para os 2.907,93 pontos e o Dow Jones subiu 0,61% para os 26.406,37 pontos. Em parte, o empurrão veio das empresas do setor financeiro — o setor subiu 1,9% no S&P 500.

Bancos de investimento como o Goldman Sachs, o Citigroup e o JP Morgan Chase subiram todos mais do que 3%, o que o analista Matt Forester, que falou à Reuters, considerou normal. “A área financeira vai responder a estes dados mais fortes [da subida dos juros da dívida], mantendo a Fed no caminho da normalização” dos juros, afirmou.

Nas tecnológicas, o dia não foi tão positivo. O índice tecnológico Nasdaq caiu 0,08% para os 7.950,04 pontos. A queda no setor foi de 0,3%, motivado principalmente por uma desvalorização de 1,5% da Microsoft. Apesar de ter aumentado os dividendos, a empresa criada por Bill Gates foi penalizada por uma análise do banco de investimento Morgan Stanley.

Destaque negativo também para a queda de 1,2% na Amazon, isto no dia em que foi revelado que a empresa está a ser escrutinada pela Comissão Europeia. Em causa está o acesso que tem aos dados das empresas que vendem através do seu marketplace.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street passa ao lado da guerra comercial. Só Nasdaq cai

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião