Exclusivo Manuela Moura Guedes chega ao Jornal da Noite da SIC

A ex-apresentadora do Jornal Nacional vai voltar ao pequeno ecrã. O ECO sabe que a jornalista vai ter um espaço de análise e comentário no Jornal da Noite da SIC.

Manuela Moura Guedes vai voltar ao pequeno ecrã com um espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, a partir do próximo dia 8 de outubro, sabe o ECO. As negociações para um novo programa na estação de Carnaxide duraram semanas e foram fechadas há dias. O novo espaço vai avançar em breve, integrado no Jornal da Noite, e representa a aposta da SIC na substituição de Miguel Sousa Tavares, que está de saída para a TVI e protagonizava um espaço de análise à segunda-feira.

Esta quarta-feira, a SIC e a SIC Notícias passaram a transmitir um vídeo mistério que mostra um plano de primeira pessoa de alguém a entrar na redação do canal. Não é possível ver quem está por detrás da câmara, mas o vídeo promocional mostra várias caras do canal com uma reação de surpresa pela entrada dessa pessoa — entre elas, José Gomes Ferreira, Rodrigo Guedes de Carvalho e Clara de Sousa. Uma próxima versão da campanha irá revelar que, por detrás da câmara, está Manuela Moura Guedes. O ECO sabe que o conceito foi desenvolvido por Rodrigo Guedes de Carvalho.

A ida de Manuela Moura Guedes para a SIC era uma informação que o ECO estava a investigar há várias semanas. Primeiro, houve negociações, mas não se sabia se iam chegar a um acordo. Contudo, agora foi possível confirmar que, efetivamente, a chegou a acordo com a SIC para este novo espaço.

Há duas semanas, o ECO contactou Manuela Moura Guedes e colocou questões sobre o novo formato na SIC, mas a ex-jornalista da TVI não confirmou a informação e disse desconhecer o programa.

Jornalista, cantora pop, ex-apresentadora e ex-deputada

Manuela Moura Guedes é uma figura incontornável do panorama televisivo português. Além de jornalista, tem no currículo funções como apresentadora de programas de entretenimento. É também cantora, com vários álbuns publicados, e foi ainda deputada do Partido Popular na Assembleia da República (AR).

Em 2009, Manuela Moura Guedes esteve envolvida numa polémica com contornos políticos, depois de ver suspenso o Jornal Nacional, um formato de informação e investigação que apresentava na TVI. A jornalista de 62 anos atribui a decisão da administração da Media Capital a influências externas, num caso que também envolveu o nome do ex-primeiro-ministro, José Sócrates.

A suspensão levou à demissão da direção do canal. Segundo informações do Expresso, que citava Manuela Moura Guedes, o Jornal Nacional iria emitir informações exclusivas sobre o caso Freeport no dia seguinte, em que José Sócrates era acusado de ter recebido “luvas”, algo que nunca ficou provado.

Na altura, a redação da TVI classificou a suspensão do formato de “atentado à liberdade de imprensa”. Em contrapartida, a Prisa, que controla a TVI, sempre garantiu que não houve influência externa na decisão de pôr fim àquele formato de informação. Meses antes, em abril, José Sócrates já tinha tecido críticas ao trabalho da jornalista.

Após o fim do Jornal Nacional, Manuela Moura Guedes entregou uma baixa médica a 28 de setembro de 2009. Mais de um ano depois, em outubro de 2010, chegou a acordo com a Media Capital para o fim do contrato. Desde então, a jornalista, cantora e ex-deputada já foi rosto de vários programas de diferentes géneros, como Quem Quer Ser Milionário (entretenimento) ou A Barca do Inferno (comentário de atualidade), ambos na RTP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Manuela Moura Guedes chega ao Jornal da Noite da SIC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião