Depois de Portugal, S&P sobe perspetiva do BPI e do Totta

A Standard & Poor's não subiu o rating, mas melhorou a perspetiva do país. Nesse sentido, reviu o outlook para o BPI, detido pelo CaixaBank, e o Totta, do Santander.

A Standard & Poor’s elevou a perspetiva para o rating do BPI e do Santander Totta. A decisão de elevar o outlook de “”estável” para “positivo” resulta da revisão feita à notação do soberano onde ambas as instituições operam, Portugal, ainda que ambos sejam controlados por instituições de Espanha.

Depois de há um ano ter surpreendido com uma subida de rating antes de colocar a perspetiva em “positiva” — decisão que tende a anteceder uma revisão em alta da classificação atribuída –, retirando Portugal do nível de “lixo”, a agência de notação financeira norte-americana melhorou a perspetiva do país. Agora, vem fazer o mesmo à banca, embora não todos. Não emitiu qualquer nota para BCP e CGD.

Numa nota obtida pelo ECO, a S&P diz que “se revirmos o rating de Portugal, passaremos a considerar um maior apoio às nossas avaliações a alguns bancos portugueses detidos por bancos estrangeiros com ratings mais elevados”. Assim, o outlook do BPI e o Totta passaram para “positivo”, de “estável”.

Revimos para ‘positiva’ a nossa perspetiva para o rating do BPI e o seu subsidiário Banco Português de Investimento, bem como o Santander Totta“, diz a agência, reiterando o rating dos bancos de “BBB-“, o mesmo que atribui a Portugal.

“Consideramos que o Totta é uma subsidiária estratégica do Santander e o BPI do CaixaBank”, diz a agência, acrescentando que, “ao abrigo dos seus critérios, poderia atribuir um rating até um nível abaixo das suas casas-mãe (de A e BBB+, respetivamente), mas optamos por limitar os seus ratings ao nível do de Portugal”.

A S&P explica o porquê desta decisão. Apesar de serem estratégicos, “não consideramos que o Santander e o CaixaBank tivessem vontade, e pudessem, suportar as suas subsidiárias num contexto de stress resultante do incumprimento do soberano”, ou seja, de Portugal.

(Notícia atualizada às 18h13 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois de Portugal, S&P sobe perspetiva do BPI e do Totta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião