Estas são as novas notas de 100 e 200 euros. Vão chegar em maio

O BCE já revelou a imagem das novas notas de 100 e 200 euros que começam a circular em maio do próximo ano.

A imagem das novas notas de 100 e 200 euros já é conhecida. O Banco Central Europeu apresentou esta segunda-feira ao público as novas notas que começam a circular a 28 de maio do próximo ano.

“Após a introdução das notas de 5, 10, 20 e 50 euros, as notas de 100 e 200 euros são as duas últimas denominações da série “Europa”, completando-se, assim, a emissão de notas desta série”, explica o Banco Central Europeu (BCE) em comunicado.

Tal como essas denominações da série “Europa” que se encontram já em circulação, as novas notas terão uma dimensão diferente face às anteriores. A largura é igual à da nota de 50 euros. O comprimento permanece, contudo, inalterado – sendo que quanto maior é o comprimento, mais elevado é o valor da nota.

“Sendo da mesma largura, as notas de 50, 100 e 200 euros podem agora ser tratadas e processadas com mais facilidade pelas máquinas”, explica a instituição liderada por Mario Draghi, acrescentando que “além disso, cabem melhor nas carteiras de quem as utiliza e têm maior durabilidade, visto que estarão sujeitas a menor desgaste e deterioração”.

As novas notas têm ainda “elementos de segurança novos e inovadores”, sendo que à semelhança das outras denominações, são fáceis de verificar através do método “tocar, observar e inclinar”.

Como verificar a autenticidade das novas nota

  • Na parte superior da banda prateada, há um holograma-satélite exibe pequenos símbolos do euro (€), que se movem em torno dos algarismos representativos do valor da nota e se tornam mais nítidos quando expostos a luz direta. A banda prateada exibe ainda um retrato de Europa, o motivo arquitetónico e um símbolo do euro de grande dimensão. As novas notas de 100 e 200 euros incluem também um número esmeralda melhorado. Se bem que o número esmeralda esteja presente em todas as restantes notas da série “Europa”, esta versão melhorada exibe também símbolos do euro dentro dos algarismos representativos do valor da nota.
  • Além dos elementos de segurança que podem ser verificados a olho nu, as notas de euro contêm ainda elementos de segurança detetáveis pelas máquinas. “Nas novas notas de 100 e 200 euros, estes elementos de segurança foram melhorados e novos elementos foram adicionados para permitir o rápido processamento e autenticação das notas”, diz o banco central. Yves Mersch, membro da Comissão Executiva do BCE, no discurso de apresentação das novas notas, salientou ainda que com a transição para as novas notas de 100 e 200 euros, todas as notas de euro continuarão a oferecer uma forte proteção contra a contrafação. As notas de euro são agora ainda mais seguras, mas também mais fáceis de verificar e de manusear.

(Notícia atualizada às 14h10 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estas são as novas notas de 100 e 200 euros. Vão chegar em maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião