Exclusivo Fim do cartão SIM? Nos está em conversações com a Apple para lançar “eSIM” em Portugal

A operadora Nos disse ao ECO que a empresa está em conversações com a Apple para lançar o eSIM em Portugal, mas não se compromete com datas. Será o fim do cartão SIM?

Para além do cartão SIM físico, os novos iPhones da Apple vão suportar um cartão SIM virtual. Nos está em conversações com a marca para lançar a tecnologia em Portugal.Apple

A operadora Nos NOS 0,15% está em conversações com a Apple no sentido de disponibilizar a tecnologia de eSIM em Portugal, disse ao ECO fonte oficial da empresa. O eSIM é um cartão SIM eletrónico e virtual que deverá ganhar popularidade com a chegada dos novos iPhones. Esta quarta-feira, a marca da maçã anunciou que vai disponibilizar três novos telemóveis que suportam um cartão SIM físico e um eSIM, um cartão virtual.

“A nova tecnologia deverá ser disponibilizada pela Apple até ao final do ano, não havendo ainda confirmação de data para o lançamento da mesma. A Nos está neste momento a avaliar, em conjunto com a Apple, o lançamento do eSIM para os novos iPhones, sendo ainda prematuro avançar com datas de lançamento”, disse fonte da operadora, em resposta a questões colocadas pelo ECO.

No evento anual da Apple, a empresa anunciou três novos iPhones com capacidade para suportarem duas redes em simultâneo. A tecnologia dual SIM não é nova e está amplamente disseminada no sistema concorrente, o Android. Mas a Apple optou por dar um passo em frente, com o lançamento do suporte para eSIM, numa tentativa de forçar o mercado a deixar, de vez, os cartões SIM físicos. O objetivo poderá passar por eliminar mais um componente dos telemóveis, para ganhar espaço para outras funcionalidades.

Phil Schiller, alto responsável da Apple, explicou que os utilizadores dos novos iPhones Xs, Xs Max e Xr poderão ter um cartão SIM introduzido na ranhura habitual, com um número de telefone, ao mesmo tempo que o telemóvel é capaz de suportar um segundo cartão virtual, para um segundo número de telefone. A funcionalidade é particularmente útil para fãs da marca que costumem viajar para o estrangeiro e pretendam manter duas operadoras, mas a tecnologia também funciona dentro do mesmo país, com serviços da mesma operadora ou de prestadores diferentes.

A Nos está neste momento a avaliar, em conjunto com a Apple, o lançamento do eSIM para os novos iPhones, sendo ainda prematuro avançar com datas de lançamento.

Fonte oficial da Nos
Na conferência anual da Apple, Phil Schiller explicou o funcionamento do novo cartão SIM virtual, uma tecnologia conhecida por eSIM.Apple

O ECO questionou a Nos sobre se essa funcionalidade poderá vir a dificultar o trabalho das empresas de telecomunicações na retenção de clientes. Fonte oficial da empresa admitiu que sim: “O eSIM é uma tecnologia muito recente, disponível, por isso, num número muito limitado de equipamentos, pelo que neste momento a questão ainda não se coloca. Acreditamos que o eSIM trará alguns desafios para os operadores, mas também uma série de oportunidades”.

As pré-encomendas do novo iPhone arrancam esta sexta-feira, com o telemóvel a chegar as lojas a 21 de setembro. O preço do iPhone Xs começa nos 1.179 euros e o do Xs Max começa nos 1.279 euros. Já o iPhone Xr chega às lojas mais tarde, a 26 de outubro, com um preço-base de 879 euros.

A Apple quer acabar com os cartões SIM físicos, que ocupam espaço precioso nos aparelhos.Apple

Vodafone diz que “ainda é prematuro”

O ECO também questionou a Vodafone sobre se tenciona disponibilizar cartões SIM virtuais aos clientes em Portugal. Fonte oficial da operadora considerou que ainda é muito cedo para falar do assunto.

“Ainda é prematuro tecer considerações sobre o tema do eSIM. Em relação ao dual SIM, é uma funcionalidade com pouca expressão no mercado nacional, pelo que não antecipamos uma alteração no comportamentos dos nossos clientes”, disse a mesma fonte, em resposta às perguntas do ECO.

À hora de fecho deste artigo, a Meo, detida pela Altice Portugal, ainda não tinha respondido às perguntas do ECO. Espera-se que as três maiores operadoras nacionais comercializem os novos iPhones, como é habitual todos os anos.

Vídeo: O que têm os novos iPhones? Eis o que precisa de saber

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fim do cartão SIM? Nos está em conversações com a Apple para lançar “eSIM” em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião