Revista de imprensa internacional

A Volkswagen enfrenta o primeiro grande julgamento do caso "dieselgate". Noutro continente, uma história que já não é nova: a China vai reagir, caso Trump avance com novas medidas sobre o comércio.

Esta segunda-feira, a Volkswagen está na ordem do dia. A fabricante de automóveis vai enfrentar o primeiro grande julgamento do caso “dieselgate”, na Alemanha. Noutro continente, uma história que não é nova: a China disse que irá reagir, caso o presidente americano avance com novas medidas sobre o comércio. Ainda na ordem do dia está a CBS, que vê Leslie Moonves fora do cargo que ocupava, de presidente e diretor executivo do grupo americano.

The Guardian

Leslie Moonves afastado da CBS, depois de várias acusações de abuso sexual

O conselho de administração da CBS, um dos grandes grupos de comunicação dos Estados Unidos da América, concordou em afastar Leslie Moonves do cargo de presidente e diretor executivo da CBS. A decisão resulta das acusações de abuso sexual de que tem sido alvo. “Leslie Moonves deixará de ser presidente e diretor executivo imediatamente”, disse a CBS em comunicado, durante a passada tarde de domingo. Moonves, que nega as acusações, disse que iria doar 20 milhões de dólares ao movimento #MeToo, que se dedica à defesa da igualdade de género no local de trabalho. Leia a notícia completa em The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

Estadão

Volkswagen enfrenta o primeiro grande julgamento do caso “dieselgate”

Começa esta segunda-feira o primeiro grande julgamento da Volkswagen, na Alemanha, a propósito das acusações de manipulação dos motores clean diesel (diesel limpo, em português). O julgamento acontece três anos depois do escândalo que teve repercussões globais, ditando a queda deste tipo de tecnologia. O Tribunal Regional de Brunswick vai determinar se a fabricante de automóveis deveria ter informados os mercados financeiros da fraude antes do episódio, de modo a evitar as perdas dos seus acionistas. Os juízes terão, também, de especificar o calendário do julgamento, que deverá estender-se, pelo menos, até 2019. Leia a notícia completa em Estadão (acesso live, conteúdo em português).

Bloomberg

Economia britânica regista o crescimento mais rápido de quase um ano

Entre os meses de maio e de julho, a economia do Reino Unido registou um rápido crescimento. A recuperação de produção de obras e a onda de calor, que impulsionou as vendas nos setores do retalho e de serviços de energia, fez com que este tenha sido o crescimento mais rápido de quase um ano. O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,6% em relação ao primeiro trimestre do ano e, de acordo com o Office for National Statistics, foi o maior aumento desde agosto do ano passado. Leia a notícia completa em Bloomberg (acesso livre, conteúdo em inglês).

Reuters

China promete reagir, se os EUA avançarem com novas medidas no comércio

Depois do anúncio de Donald Trump, que disse estar pronto para impor taxas sobre praticamente todas as importações chinesas nos Estados Unidos da América (EUA), a China reagiu. O ministro das relações exteriores disse esta segunda-feira que, caso o Presidente americano tome novas medidas em relação ao comércio, a China vai atuar. “Se o lado norte-americano adotar novas medidas contra a China, o lado chinês vai, inevitavelmente, tomar medidas preventivas”, disse Geng Shuang, porta-voz do ministério chinês das relações exteriores. Leia a notícia completa em Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

El Economista

Apesar da crise política, Peru lidera o crescimento económico da América Latina

Peru enfrenta uma crise política, com uma rede de corrupção, que inclui juízes, congressistas e empresários, a ditar o cenário que se vive no país. Os cidadãos estão cada vez mais insatisfeitos e a legitimidade institucional ferida. No entanto, há um outro lado. Apesar da crise política, Peru é o país que lidera o crescimento económico na América Latina. De acordo com o último relatório do FMI, o PIB nacional deverá fechar o ano com uma expansão de 3,7% e, em 2019, acelerará para 4,1%. Leia a notícia completa em El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião