Luís Filipe Vieira garante que não há factos que provem o envolvimento da SAD nos crimes imputados ao Benfica

A acusação no processo 'e-toupeira' considera que o presidente da Benfica SAD teve conhecimento e autorizou a entrega de benefícios a dois funcionários judiciais. Vieira reage.

“Como era expectável, a acusação nada vem alterar a total licitude dos comportamentos da SAD. Neste ou em qualquer outro processo”. As palavras são de Luís Filipe Vieira, em declarações aos jornalistas, no dia em que foi conhecida a acusação da SAD do Benfica no processo e-Toupeira. “Não existe qualquer conduta que relacione a Benfica SAD com os crimes imputados. Basta ver que a nenhum membro da administração da SAD foi deduzida qualquer acusação. A Benfica SAD não pode deixar de se indignar com esta imputação. Asseguramos que continuará a defender de forma intransigente o Benfica e espera com brevidade demonstrar a sua inocência neste ou em qualquer processo”, disse ainda o presidente da SAD.

“Reafirmamos a total licitude da Benfica SAD”, disse Luís Filipe Vieira que relembrou ainda aos benfiquistas que, até à presente data, todas as decisões judiciais relativas ao clube, foram favoráveis. “Que todos os benfiquistas confiem nisto. Viva o Benfica”, concluiu o presidente da SAD do Benfica.

Durante a tarde já tinha sido conhecida uma reação ao despacho de acusação do Ministério Público, por parte de João Correia, advogado do Benfica. “Não há qualquer conexão entre a realidade e o que está escrito [na acusação] pelo procurador que ainda é adjunto”. É desta forma que o advogado do Benfica, João Correia, reage à acusação contra o clube. A SAD está acusada de dois crimes e Paulo Gonçalves de 79 no âmbito do processo e-Toupeira.

A Benfica SAD é acusada de dois crimes: corrupção ativa (punida pelo código penal) e crime de oferta ou recebimento indevido de vantagem que está relacionado com o crime de corrupção desportiva. O MP pede também a interdição do clube participar em competições desportivas num período entre seis meses e três anos, assim como de não receber qualquer benefício fiscal durante os períodos de um a cinco anos.

A acusação no processo ‘e-Toupeira’ considera ainda que o presidente da Benfica SAD, Luís Filipe Vieira, teve conhecimento e autorizou a entrega de benefícios a dois funcionários judiciais, por parte do assessor jurídico do clube, Paulo Gonçalves.

Entretanto, a SAD do Benfica já informou a CMVM que foi notificada da acusação no inquérito em que lhe são imputados os crimes de corrupção ativa, de oferta ou recebimento indevido de vantagem e de falsidade informática. “Mais se informa que, no entendimento da sociedade, as referidas imputações carecem em absoluto de fundamento, como demonstrará no decurso do processo”, segundo o comunicado do Benfica.

“As entregas aos arguidos José Silva e Júlio Loureiro eram do conhecimento do presidente da Sociedade Anónima Desportiva (SAD), que as autorizava ou delas tomava conhecimento por correio eletrónico, ou rubricando folha de autorização, sem nunca as impedir, pois tal era para beneficio da arguida [Benfica SAD], assim querendo e aceitando todas as condutas”, diz o despacho.

Segundo o procurador adjunto Valter Alves, do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, “todos os benefícios entregues aos funcionários judiciais e observador de arbitragem foram-no a custo da Benfica SAD, que os suportou, fazendo uso da sua própria estrutura e colaboradores”.

A acusação do processo ‘e-toupeira’ diz que Paulo Gonçalves, enquanto assessor da administração da Benfica SAD, e no interesse da SAD, solicitou a estes dois funcionários judiciais que lhe transmitissem informações sobre inquéritos, a troco de bilhetes, convites e merchandising do clube.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luís Filipe Vieira garante que não há factos que provem o envolvimento da SAD nos crimes imputados ao Benfica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião