Foram atribuídos quase dois milhões de vales para manuais escolares

Estudantes podem trocar vales nas livrarias e receber os seus manuais escolares. Cada vale equivale a um livro, sendo que só os manuais obrigatórios são disponibilizados para esta troca.

O número de vouchers atribuídos para a aquisição de manuais escolares é já “cerca do dobro” dos “mais de um milhão” que já tinham sido avançados na semana anterior, confirmou o Ministério da Educação ao Diário de Notícias (acesso pago). Significa que, atualmente, já foram emitidos perto de dois milhões de vales aos estudantes que, depois, podem ser trocados por livros.

Nos próximos dias serão divulgadas informações mais concretas quanto à atribuição destes vouchers, como por exemplo a percentagem de estudantes que já foram contemplados, avança o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação. Ainda assim, tendo em conta os números já divulgados, a maioria dos cerca de 500 mil alunos, do 1.º ao 6.º ano de escolaridade, que tem direito a este apoio escolar, já estará abrangida.

Cada vale equivale a um livro, sendo que só os manuais obrigatórios são disponibilizados para esta troca. O número de livros atribuídos varia consoante o ciclo de escolaridade em que o aluno se encontre. Por exemplo, os alunos do 1.º ao 4º ano têm direito a quatro manuais (Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês) e os alunos já no 2º ciclo, que este ano passou a ser integrado pela gratuitidade, já recebem uma lista maior de manuais escolares.

A emissão dos vales está a ser centralizada no portal MEGA, na dependência direta do Instituto de Gestão Financeira do Ministério da Educação. Os encarregados de educação podem utilizar diretamente os vouchers no momento da aquisição dos manuais, seja em livrarias físicas ou online.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Foram atribuídos quase dois milhões de vales para manuais escolares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião