Trump afunda fabricantes de automóveis europeias. Setor vive pior dia em bolsa desde o Brexit

Os títulos das fabricantes de automóveis europeias estão a afundar em bolsa. Reagem em queda às tarifas de 25% anunciadas por Trump.

A decisão de Trump de aplicar tarifas de 25% aos automóveis europeus que vão para os EUA está a afundar o índice do setor, que vai a caminho da pior queda desde que os britânicos disseram “sim” ao Brexit.

O índice que agrega as empresas do setor automóvel europeu, Stoxx Auto, está a cair 3,4% para os 530,22 pontos. É a queda mais acentuada desde 24 de junho de 2016, o dia após o referendo à saída do Reino Unido da União Europeia.

Os principais fabricantes europeus registam perdas superiores a 1%. A Volkswagen está a perder 2,56% para os 137,1 euros, a BMW desliza 1,56% e a Daimler cai 1,79%. A francesa Peugeot derrapa 2,26% para os 24,24 euros, e a Renault cai 1,52%.

Num encontro com Jean-Claude Juncker, Trump tinha aceite recuar nas taxas aos automóveis europeus, mas numa ação de campanha no West Virginia reiterou que estas iriam ser aplicadas.

“Jean-Claude… está tudo relacionado com os carros”, terá dito Donald Trump, acrescentando que vai ser aplicada “uma tarifa de 25% a todos os carros da União Europeia que venham para os Estados Unidos”.

Segundo a CNBC, o Presidente dos EUA terá aproveitado a ação de campanha para discursar aos seus apoiantes sobre estas ameaças, explicando que foi desta forma que conseguiu que os europeias se sentassem à mesa com ele para proceder a negociações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump afunda fabricantes de automóveis europeias. Setor vive pior dia em bolsa desde o Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião