A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

A economia portuguesa cresceu 0,5% no segundo trimestre em relação aos três meses anteriores e 2,3% face ao período homólogo. Depois de um arranque fraco, a economia voltou a acelerar entre abril e junho. Já o crescimento do PIB tanto na Zona Euro, como na União Europeia abrandou no segundo trimestre do ano.

A economia portuguesa cresceu 0,5% no segundo trimestre do ano em relação aos primeiros três meses e 2,3% face ao mesmo período do ano anterior, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira, explicando a aceleração da variação homóloga com a evolução do consumo privado. Os dados confirmam as previsões dos economistas, que apontavam para uma aceleração, e mostram que, entre abril e junho, Portugal melhorou o seu desempenho económico em termos homólogos apesar de a zona euro ter apresentado um crescimento inferior (de 2,2%).

A economia europeia voltou a abrandar, no segundo trimestre do ano. De abril a junho, o PIB tanto da zona euro como da União Europeia cresceu 2,2% face aos 2,5% e 2,4%, respetivamente, registados no período homólogo. De acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pelo Eurostat, há 13 países a crescer mais do Portugal, que avançou 2,3% em termos homólogos, ou seja, acima da média europeia.

A concessão de crédito à habitação continua a crescer. Só em junho foram perto de mil milhões de euros, elevando para mais de 4,5 mil milhões o montante concedido em empréstimos para a compra de casa nos primeiros seis meses do ano, indicam dados do Banco de Portugal. É necessário recuar até ao mesmo período de 2010 para ver um nível de concessão mais elevado.

Depois de ter anunciado prejuízos de 10,1 milhões de euros no primeiro semestre, os títulos da SAG Gest – Soluções Automóveis Globais estão a cair 21,89% para 0,116 euros, o valor mais baixo desde 11 de junho. Desde a última sessão, em que fechou a cotar nos 0,1485 euros, a empresa já perdeu 4,36 milhões de euros em valor de mercado.

Recep Tayyip Erdogan prometeu combater a “guerra económica” com os EUA e já anunciou o primeiro alvo: os produtos eletrónicos norte-americanos. A Turquia vai boicotar a importações de dispositivos como os iPhones, anunciou esta terça-feira o Presidente turco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião