Nelson Évora vence medalha de ouro no triplo salto

  • ECO
  • 12 Agosto 2018

O atleta conquistou a medalha de ouro, em Berlim, no Campeonato Europeus de Atletismo. Era o único título que lhe faltava na sua carreira. Já tem no seu palmarés o ouro mundial e olímpico.

Nélson Évora conquistou, este domingo, a medalha de ouro no triplo salto dos Campeonatos Europeus de Atletismo. Com um salto de 17,10 metros, o atleta português assegurou o primeiro lugar no pódio. Este era o único título que faltava na carreira do atleta. Évora já tinha conquistado o ouros nos campeonatos do mundo e e nos Jogos Olímpicos.

Foi à quinta tentativa que o atleta do Sporting de 34 anos, conseguiu a marca que lhe permitiu subir ao pódio, superando o atleta do Azerbaijão, Alexis Copello, o seu rival mais direto, que saltou 16,93 metros. O pódio ficou completo com o grego, Dimitrios Tsiámis, com a marca de 16,78 metros.

Évora tinha-se apurado para a final com a sexta marca e na altura não quis prestar declarações à imprensa.

Nelson Évora tinha sido campeão mundial em 2007, campeão olímpico em 2008, campeão de pista coberta em 2015, e também medalha de bronze no mundial em 2015. Agora volta a conquistar a medalha de ouro nos campeonatos europeus deste ano.

Esta é a segunda medalha de ouro de Portugal nestes Europeus, depois da vitória de Inês Henriques nos 50 km marcha.

Já a portuguesa Marta Pen ficou em sexto lugar na final dos 1.500 metros dos Campeonatos Europeus de Atletismo.

Marcelo e Costa felicitam Nelson Évora

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o atleta pela conquista do título de campeão europeu de triplo salto, considerando-o “um feito heroico que prestigia um fantástico atleta e prestigia Portugal”.

“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa saúda calorosamente Nelson Évora, novo Campeão Europeu de triplo salto, um feito heroico que prestigia um fantástico atleta e prestigia Portugal”, lê-se numa mensagem divulgada na página da Presidência da República.

Já o primeiro-ministro optou pelo Twitter para dar os parabéns a Nelson Évora. “Parabéns Nelson Évora! Os campeões afirmam-se nas dificuldades. Grande salto, em Berlim. Mais uma vez, o Ouro tem as cores nacionais. Parabéns pelo esforço e pela conquista. Uma palavra de saudação extensível a todos os atletas e equipas técnicas nacionais que, marcando presença nesta prova, honram o nome de Portugal”, escreveu António Costa dirigindo-se ao novo campeão europeu do triplo salto.

(Notícia atualizada com mais informação às 22h33)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nelson Évora vence medalha de ouro no triplo salto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião