Quantos voos chegam ou partem de Portugal por dia?

Foram mais de 50 milhões de passageiros e quase 400 mil movimentos registados nos aeroportos portugueses no ano passado.

O turismo bate recordes ano após ano e o movimento aeroportuário é o reflexo desse desempenho. No ano passado, os aeroportos portugueses ultrapassaram mais uma fasquia, ao superarem os 50 milhões de passageiros pela primeira vez e ao chegarem quase a 400 mil voos num só ano. Feitas as contas, são mais de mil aviões que descolam de e aterram em Portugal diariamente.

Sem contar com os aeródromos, que não recebem um número significativo de voos comerciais, Portugal conta com dez aeroportos: Lisboa, Porto, Faro, Beja, Funchal, Porto Santo, Ponta Delgada, Santa Maria, Horta e Flores. Juntos, estas dez infraestruturas, todas geridas pela ANA – Aeroportos de Portugal, receberam, no conjunto de 2017, 51.802.422 passageiros, num total de 398.344 movimentos.

Número de voos aumentou 11% em 2017

Fonte: ANA - Aeroportos de Portugal

Significa isto que, no ano passado, os aeroportos portugueses movimentaram uma média de 1.091 voos por dia e quase 115 mil passageiros por dia.

Os números diferem muito em cada aeroporto. Só o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, responde por mais de metade destes valores, ao registar 199.262 movimentos (o equivalente a metade do total de movimentos) e 26.663.096 passageiros (mais de 51% do total de passageiros). O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, é o segundo maior, com 10,7 milhões de passageiros e 85 mil movimentos.

No campo oposto, os aeroportos dos Açores, juntos, receberam 2,2 milhões de passageiros e 27,8 mil movimentos, o que representa 4% e 7%, respetivamente, do total nacional.

Portugal já recebe mais de 50 milhões de hóspedes

Fonte: ANA - Aeroportos de Portugal

Para este ano, só existem estatísticas para o primeiro trimestre, mas, a julgar pela evolução de todos os indicadores do turismo, os aeroportos portugueses estão a receber mais voos do que no ano passado. Nos primeiros três meses deste ano, os aeroportos nacionais registaram um total de 10,4 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 12% face a igual período do ano passado.

Já nos próximos anos, a tendência será sempre para aumentar, sobretudo quando o aeroporto do Montijo, que vem complementar a operação de Lisboa, estiver em funcionamento.

Quando o aeroporto do Montijo estiver operacional, o que se prevê que aconteça em 2021, a zona de Lisboa poderá vir a registar 72 movimentos por hora, quase o dobro dos 38 movimentos que, em média, regista atualmente. O objetivo é até que as alterações que estão a ser feitas ao sistema de navegação aérea permitam chegar aos 48 movimentos por hora, só no Aeroporto Humberto Delgado, já em 2020, antes de o Montijo estar pronto.

Quanto custa produzir uma bola de Berlim? Os portugueses bebem muita cerveja? Quanto ganha um motorista da Uber? E um presidente de junta? A quem é que Portugal deve mais dinheiro? 31 dias e 31 perguntas. Durante o verão, o ECO preparou a “Sabia que…”, uma rubrica diária para dar 31 respostas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quantos voos chegam ou partem de Portugal por dia?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião