Esquerda garante descida do IVA na eletricidade

  • ECO
  • 28 Julho 2018

O governo e os parceiros à esquerda já terão acordado a descida do IVA de 23% sobre o preço da eletricidade para o próximo orçamento, após várias rondas de negociação.

A descida da fatura da eletricidade já estará garantida para o próximo ano. O Governo e os partidos à esquerda já terão chegado a um acordo que permita a redução da atual taxa de IVA de 23% sobre o preço da eletricidade no Orçamento do Estado para 2019, avança o Expresso (acesso pago) neste sábado, confirmando a notícia já avançada pelo ECO há poucos dias que dava conta dessas negociações.

O semanário cita fontes da “geringonça” que terão confirmado que a descida do IVA na eletricidade, apesar de ainda estarem a ser acertados pormenores, foi a primeira medida para o próximo Orçamento do Estado a ser acordada entre o Governo e os partidos à esquerda. O Governo e os parceiros estarão agora a estudar o melhor modelo para fazer baixar o IVA sobre a eletricidade.

Na última semana, o ECO já tinha dado conta de que o Governo mantém conversações com Bloco e PCP sobre descida do IVA na energia. Explicava ainda que a primeira avaliação apontava para um custo de 170 milhões de euros associados à implementação deste corte de IVA.

A taxa de IVA da energia subiu de 6% para 23% a 1 de outubro de 2011. A medida fazia parte do memorando da troika assinado pelo então primeiro-ministro, José Sócrates, mas foi o seu sucessor Pedro Passos Coelho que a aplicou, antecipando a sua entrada em vigor ainda para o último trimestre de 2011.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Esquerda garante descida do IVA na eletricidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião