Semapa vai acelerar startups com a internacional Techstars

A Semapa junta-se à rede internacional Techstars para lançar um programa de aceleração de startups. Quer investir um milhão por ano em ideias com "ambição global".

A Semapa anunciou esta segunda-feira, em Lisboa, que vai lançar um programa de aceleração anual com a duração de, pelo menos, três anos, e em parceria com a internacional Techstars através da sua participada Semapa Next, o braço de investimento do grupo. A ideia é, dentro do programa, acelerar empresas em três áreas: indústria e ambiente, transportes e logística e viagens e lazer.

“Queremos continuar a crescer e a desenvolver e concluímos que não podíamos ficar de fora da área das startups. E um dos eixos definidos foi nesta área de venture capital”, explica João Castelo Branco, CEO do grupo Semapa, aos jornalistas.

Com uma “importância contida” — de três milhões de investimento para três anos de programa — num grupo que gere ativos de dois mil milhões de euros, João Castelo Branco adianta que quer envolver o máximo de pessoas da empresa no projeto da Semana Next e da aceleradora agora anunciada. “Não temos a expectativa de encontrar uma aposta que mude o grupo dentro de cinco ou dez anos mas, quem sabe, daqui a 20”, diz ainda.

“Acreditamos que, com esta parceria, vamos dar um contributo para a posição de Lisboa nesta dinâmica das startups. E proporcionar às startups uma experiência inspiradora, facilitando o acesso a talento global”, acrescenta o CEO da Semapa.

Com o programa, que tem inscrições abertas a partir desta segunda-feira, arranca em Lisboa em março de 2019 e durará três meses, a empresa quer investir um milhão de euros por ano nas dez startups participantes. Para angariar candidaturas, a Semana e a Techstars farão um roadshow nos próximos meses para recrutar startups que queiram participar no programa.

Acreditamos que, com esta parceria, vamos dar um contributo para a posição de Lisboa nesta dinâmica das startups.

João Castelo Branco

CEO da Semapa

“Como rede global que ajuda empreendedores a ter sucesso, a Techstars já investiu em 1.300 startups desde 2006. A chave do programa é a velocidade: dá acesso e promove relações entre empreendedores e mentores. O bootcamp de três meses é comparável a dois anos de trabalho”, explica Hugo Augusto, empreendedor português e responsável pelo programa.

A Semapa está também a associar-se à Singularity University no programa em Portugal, uma parceria entre a câmara de Cascais e a Beta-i.

Acelerar, também num fundo

Ainda esta manhã, a Semapa anunciou que tem 30 milhões de euros para investir em startups através da Semapa Next, para financiar sobretudo empresas em “seed e early stage“, adianta Ricardo Pires, CEO da SemapaNext.

“Não queremos ser um investidor de forma horizontal mas investir em áreas de negócio para além da nossa”, explica o responsável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Semapa vai acelerar startups com a internacional Techstars

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião