Donald Trump: “Plano do Brexit deverá matar acordo comercial com os EUA”

Para o Presidente norte-americano, o Brexit que está a ser planeado por Theresa May vai prejudicar um acordo de comércio livre com os EUA.

As coisas não estão fáceis para Theresa May. Donald Trump criticou a primeira-ministra britânica, assegurando que a forma como o divórcio com a União Europeia (UE) está a ser planeado “deverá matar” as hipóteses de o Reino Unido conseguir um acordo de comércio livre com os Estados Unidos. Em entrevista ao jornal The Sun (conteúdo em inglês), o Presidente norte-americano disse ainda que explicou a May como planear o Brexit, mas que esta não lhe deu ouvidos.

“Se Theresa May fizer um acordo como este, vamos estar a negociar com a UE em vez de negociar com o Reino Unido, por isso, isto provavelmente acabará com o acordo” de comércio livre, disse Donald Trump. “É muito mau o que se está a passar“, continuou. Este acordo comercial entre os britânicos e os Estados Unidos é prometido há muito tempo pelo Presidente norte-americano mas, tal como este afirmou, o Brexit “afetará definitivamente o comércio com os EUA, infelizmente de forma negativa”.

“Estamos a atacar a União Europeia porque não tratou os Estados Unidos de forma justa no comércio”, disse Donald Trump. E, quando questionado se, caso fosse ele a negociar a saída do Reino Unido da UE, o faria de uma forma mais dura, o presidente não hesitou: “Eu teria feito tudo muito diferente. Na verdade, eu disse a Theresa May como fazer isso [Brexit], mas ela não concordou, não me deu ouvidos“.

Para o líder dos Estados Unidos, Theresa May “optou por um caminho oposto” mas, embora reconheça que esta “deve negociar da melhor forma que sabe”, o que está a acontecer “é muito mau e infeliz”. Ainda assim, apesar de todas as críticas, Donald Trump reconheceu que a primeira-ministra britânica “é uma pessoa muito boa“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Donald Trump: “Plano do Brexit deverá matar acordo comercial com os EUA”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião