António Costa visita Angola a 17 e 18 de setembro

  • ECO e Lusa
  • 11 Julho 2018

A visita do chefe de Governo a Angola foi finalmente agendada para o mês de setembro. Até lá, deverá estar terminado o acordo para acabar com a dupla tributação entre Portugal e Angola.

António Costa deverá visitar Angola nos dias 17 e 18 de setembro, anunciou esta quarta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva, que se encontra com o primeiro-ministro na cimeira da NATO, em Bruxelas.

Ainda esta segunda-feira os Governos de ambos os países tinham tornado claro que o anúncio das datas da viagem estaria para breve. O ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Domingos Augusto, entregou em mão uma carta do Presidente angolano, João Lourenço, a Costa na segunda-feira. Augusto Santos Silva fez uma conferência conjunta com Manuel Augusto na qual foi confirmado que o encontro se realizaria antes da Assembleia geral das Nações Unidas também em setembro.

“A abertura de Angola ao resto do mundo não é consequência de qualquer irritante com Portugal, Angola sempre foi um país aberto, virado para o mundo. Talvez a estejamos a assistir a um novo estilo de fazer política, um novo estilo de reforçar as relações”, frisou então Manuel Augusto. “O senhor Presidente João Lourenço estabeleceu prioridades, e uma das prioridades é a recuperação da credibilidade do país no mercado internacional, não temos intenção de escamotear as nossas dificuldades”.

Dupla tributação entre Angola e Portugal vai acabar

O Governo angolano anunciou hoje que está em fase de conclusão uma convenção para acabar com a dupla tributação entre Angola e Portugal, considerado essencial pelos empresários dos dois países, que reclamam ainda um instrumento de proteção reciproca dos investimentos.

O anúncio foi feito em Luanda, pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades angolanas, Domingos Vieira Lopes, na abertura do fórum empresarial promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola (CCIPA). De acordo com o governante angolano, esse acordo, na forma de convenção, para “se evitar a dupla tributação” entre Portugal e Angola, está em fase final de elaboração, devendo estar concluído até à visita oficial a Luanda do primeiro-ministro português, António Costa, em setembro próximo.

“Está em curso e praticamente concluído o acordo para se evitar a dupla tributação entre Angola e Portugal”, disse o governante angolano, acrescentando que também o Acordo de Proteção Recíproca de Investimentos “continua em negociação”, cujo acordo deverá ser concluído até à visita do primeiro-ministro português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Costa visita Angola a 17 e 18 de setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião