OPA à EDP? Governo quer empresas com “pulmão” em Portugal

  • ECO
  • 10 Julho 2018

Seguro Sanchez, secretário de Estado da Energia, recusa comentar eventuais ofertas concorrentes sobre a elétrica. Diz que o Governo quer é que a empresa continue em Portugal. E com "pulmão".

A China Three Gorges (CTG) lançou uma OPA à EDP e à EDP Renováveis. A oferta, que conta com uma contrapartida considerada baixa pela administração, pode vir a ter concorrência, cenário sobre o qual o Governo não se pronuncia. À Reuters, Seguro Sanchez diz que o que o Governo quer é que as empreasas continuem a ter matriz portuguesa, sediadas em Portugal e com “pulmão” para desenvolverem as suas atividades em Portugal.

Questionado pela agência noticiosa sobre qual seria a posição do Executivo se aparecessem ofertas concorrentes à da CTG, Jorge Seguro Sanchez frisou que não se pronuncia “sobre isso porque essas são questões que têm a ver com os acionistas”.

"Acima de tudo, o que é que o Governo gosta de saber? É quais são as perspetivas destas empresas para o futuro porque nos interessa que estas empresas continuem a ser empresas portuguesas, sediadas em Portugal, que tenham capacidade e tenham ‘pulmão’ para continuar a desenvolver as atividades.”

Seguro Sanchez

Secretário de Estado da Energia

“Esse tipo de decisões não compete, de maneira nenhuma, ao Governo”, referiu o secretário de Estado aos jornalistas à margem de uma conferência realizada em Lisboa.

“Acima de tudo, o que é que o Governo gosta de saber? É quais são as perspetivas destas empresas para o futuro porque nos interessa que estas empresas continuem a ser empresas portuguesas, sediadas em Portugal, que tenham capacidade e tenham ‘pulmão’ para continuar a desenvolver as atividades”, adiantou.

A CTG fez, no mês passado, oferta de nove mil milhões de euros para a aquisição da EDP e a EDP Renováveis, oferecendo 3,26 euros por ação e 7,33 euros por ação, respetivamente. Ambas as empresas rejeitaram as ofertas, dizem que não refletem o valor das empresas.

Na bolsa, a leitura feita pelos investidores é idêntica. Prova disso é que as ações da EDP estão a cotar nos 3,498 euros, acima do valor da OPA chinesa. A EDP Renováveis está mesmo acima dos 9,00 euros, nos, 9,08 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OPA à EDP? Governo quer empresas com “pulmão” em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião