Revista de imprensa internacional

  • Juliana Nogueira Santos
  • 10 Julho 2018

Em Espanha, o Popular perdeu quase 20% dos clientes depois da venda ao Santander. Nos Estados Unidos já há luz verde para a Takeda comprar a Shire.

Nos Estados Unidos já há luz verde para a Takeda comprar a Shire, enquanto a Uber e a Alphabet investiram mais de 300 milhões numa empresa de partilha de bicicletas. Em Espanha, o Popular perdeu quase 20% das suas contas depois da venda ao Santander. Estas e outras notícias que fazem as manchetes dos meios de comunicação internacionais.

Financial Times

“Big four” receberam milhões de Bruxelas para aconselhamento em assuntos fiscais

As quatro maiores consultoras mundiais — Deloitte, KPMG, EY e PwC — celebraram contratos de milhões de euros com a Comissão Europeia para aconselhamento em assuntos fiscais nos últimos cinco anos, fazendo disparar os alertas de conflitos de interesse. Segundo as últimas investigações relativas a evasão fiscal e branqueamento de capitais, estas empresas estiveram envolvidas nos contratos entre empresários e paraísos fiscais. Tal aconteceu no caso Luxemburgo Leaks, Panamá Papers e Paradise Papers. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Reuters

Uber e Alphabet investem 335 milhões em serviço de partilha de bicicletas

A Lime, serviço de partilhas de bicicletas, fechou uma ronda de financiamento de 335 milhões de dólares que contou com a participação da Uber e da Alphabet, a dona da Google. Para além do financiamento, a empresa que disponibiliza bicicletas e motas para partilhar em mais de 60 cidades e universidades norte-americanas vai agora ser parceira da Uber, de forma a que os seus veículos apareçam na aplicação da empresa fundada por Travis Kalanick e sejam alugadas por lá. A Lime está agora avaliada em 1,1 mil milhões de dólares. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês).

Bloomberg

Takeda avança para a compra da Shire depois de autorização federal

A Takeda recebeu autorização federal para avançar para a compra da Shire por 62 mil milhões de dólares. O negócio foi fechado há dois meses, mas ficou em suspenso devido à investigação do Estado norte-americano em torno da concorrência. Ainda que nenhum outro país tenha levantado entraves ao negócio, prevê-se que também a Comissão Europeia se prepare para escrutinar profundamente a operação. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

The Guardian

Martin Sorrel ultrapassa WPP na compra da MediaMonks

Martin Sorrel, fundador da agência WPP, fez uma oferta mais alta em nome individual para comprar a produtora holandesa Media Monks, ultrapassando assim a licitação feita pelo grupo que fundou e que o expulsou da gestão. Sorrel ofereceu 300 milhões de euros pela empresa que regista receitas de 110 milhões anuais e emprega 750 pessoas em 11 cidades por todo o mundo. O empresário volta assim para um dos lugares cimeiros na indústria da publicidade. Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês).

Expansión

Popular perdeu perto de 400 mil clientes em 2017

O Popular perdeu 380.983 contas em 2017, ou seja, 17% das que tinha em 2016, isto num período que coincide com a crise do banco que levou à sua venda por um euro ao Santander. A queda mais acentuada deu-se nos depósitos a prazo, levando o banco a perder quase um terço do total. Por outro lado, a instituição liderada por Ana Botín ganhou mais de um milhão de novos clientes no mesmo ano, estabelecendo-se nos 8.137 milhões de contas ativas. Leia a notícia completa no Expansión (acesso livre/conteúdo em espanhol).

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