Web Summit: 10 oradores a não perder no dia 1

São esperados centenas de oradores nas dezenas de palcos do Web Summit esta terça-feira. Por isso, o ECO selecionou os dez cabeças de cartaz do segundo dia do evento que enche Lisboa até quinta-feira.

Foi um arranque com casa cheia. Na segunda-feira, cerca de 15 mil pessoas assistiram ao arranque do Web Summit no Meo Arena, em Lisboa, com o promotor Paddy Cosgrave e o primeiro-ministro António Costa a darem o pontapé de saída. Mas foi só o primeiro dia. Para esta terça-feira, centenas de oradores estarão nas dezenas de palcos do evento a falar sobre tecnologia, empreendedorismo e inovação.

Por isso, o ECO selecionou os dez cabeças de cartaz deste segundo dia de evento e diz-lhe quando e onde vão intervir.

Cerca de 15 mil pessoas estiveram no arranque do Web Summit esta segunda-feira, em LisboaPaula Nunes/ECO
  1. Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook. O responsável técnico da maior rede social do mundo vai falar no palco principal (Meo Arena), às 9h45, sobre o que tem o Facebook para oferecer nos próximos dez anos. Realidade virtual será, certamente, um dos temas em cima da mesa. E sobre este painel, Paddy Cosgrave deixou um conselho: vá cedo, porque a casa vai encher.
  2. Durão Barroso, presidente não executivo do Goldman Sachs. Dispensa apresentações. Às 10h20, o ex-presidente da Comissão Europeia participará num painel que se antevê quente: Governos e empreendedores, um casamento feito no inferno? Será no palco principal e, em conjunto com outros três oradores (Daniel Saks, Rene Obermann e Karen Tso), falará dos desafios que as startups atravessam nas relações com as grandes empresas e, claro, os governos.
  3. Ann Mettler, responsável do Centro Europeu de Estratégia Política da Comissão Europeia. Mettler estará às 10h25, no palco Future Societies (FIL, Pavilhão 1), para participar num painel onde se vai debater como a internet é capaz de causar impacto no processo democrático. Isto, em dia de eleições presidenciais do outro lado do Atlântico. Gary Marcus, Paul Hilder e Charles Arthur são os três nomes que, com Mettler, subirão ao palco.
  4. Carlos Ghosn, presidente executivo da Renault-Nissan Alliance. À conversa com o correspondente de tecnologia da CNBC Arjun Kharpal, Ghosn falará das barreiras que se interpõem entre o projeto do carro sem condutor e a aplicação da tecnologia em cidades reais. Será às 10h40, no palco principal. Ainda de manhã, pelas 11h25, estará também no palco Talk Robot (Pavilhão 2 da FIL) para um painel também sobre carros autónomos. Serão eles os smartphones do futuro?
  5. Axelle Lemaire, secretária de Estado do Governo francês. Foi a primeira ministra francesa para os Assuntos Digitais e, às 11h20, no palco Future Socieites, fará uma apresentação de como foi a experiência. Lemaire é conhecida por ser uma defensora acérrima das startups e da neutralidade da internet.
  6. Salil Shetty, secretário-geral da Amnistia Internacional. Shetty vem a Lisboa para falar de direitos humanos, mais propriamente de como a internet se interliga com eles: as pessoas estão mais conectadas e, por isso, mais vulneráveis, tanto na rede como fora dela. Participará num painel às 11h35, no palco Future Societies.
  7. Bob Greifeld, presidente executivo do Nasdaq. O homem que encabeça o índice de referência da tecnologia em Wall Street vem a Lisboa para, numa conversa com Charles Arthur, do jornal The Guardian, falar das ofertas públicas iniciais (IPO) na bolsa, bem como o impacto do Brexit e das eleições norte-americanas nos mercados de capitais norte-americanos e europeus. A conversa decorre no palco MoneyConf, no Pavilhão 2 da FIL, às 14h40.
  8. José Neves, fundador da Farfetch. José Neves lidera o primeiro unicórnio português, isto é, a primeira startup portuguesa a valer mil milhões de euros. E numa altura em que a empresa se prepara para uma entrada em bolsa já em 2017, é imperativo estar no palco principal às 14h50, para assistir ao debate sobre o panorama tecnológico europeu e como criar sinergias numa Europa pós-Brexit.
  9. Carlos Moedas, comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação. Moedas vai estar no mesmo painel de José Neves, às 14h50 no Meo Arena, para falar do atual panorama tecnológico europeu e do futuro do velho continente.
  10. Ronaldinho, investidor. O famoso futebolista brasileiro estará às 15h no palco SportsTrade (Pavilhão 1 da FIL) para contar como se passa de estrela do futebol a investidor em startups e tecnologia. Ronaldinho explicará porque escolheu este caminho e, acima de tudo, porque é que escolheu a tecnologia como área predileta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Web Summit: 10 oradores a não perder no dia 1

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião