Santa Casa no Montepio: “Recomendações são o que são”, diz Vieira da Silva

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 4 Julho 2018

O PSD questionou o investimento da Santa Casa no Montepio, existindo recomendação do Parlamento em sentido contrário. Vieira da Silva apontou para a vontade de um conjunto alargado de instituições.

O PSD congratula-se com o facto de a Santa Casa ter investido no Montepio um valor mais baixo face a montantes que chegaram a ser apontados mas, mesmo assim, questionou esta opção, existindo até recomendação do Parlamento em sentido contrário. Em resposta, Vieira da Silva afirmou que “recomendações são o que são, são recomendações”.

Falando perante os deputados da comissão parlamentar do trabalho, o ministro Vieira da Silva garantiu que nunca falou em valores e explicou que o “que se passou foi a constituição de um conjunto alargado de instituições do setor social, algumas dezenas de misericórdias e outras instituições que, em conjunto,” resolveram aderir a este projeto de participação no capital social do Montepio, e a Misericórdia de Lisboa “acompanhou essas instituições”.

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social respondia assim ao PSD, que levou o tema ao debate. O deputado social-democrata Adão Silva mostrou-se satisfeito com o facto de não ter sido aplicado um montante de 200 milhões de euros no Montepio, mas sim uma verba “muito baixa” e “quase insignificante” — 75 mil euros. Já a União das Misericórdias fez um investimento de cinco mil euros. Mas quis saber porque é que, mesmo assim, foi este o caminho escolhido, até existindo recomendação do Parlamento em sentido contrário, e apontou para a “obstinação” do Governo e “desrespeito ao Parlamento”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santa Casa no Montepio: “Recomendações são o que são”, diz Vieira da Silva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião