Quer ver todo o futebol premium na TV? São, pelo menos, 60 euros por mês

Se não quer que lhe escape nada no desporto rei, terá de desembolsar, no mínimo, cerca de 60 euros por mês. Entrada da Eleven Sports fragmentou ainda mais o mercado dos conteúdos desportivos premium.

Com sede no Reino Unido, a Eleven Sports causou surpresa ao “roubar” os direitos televisivos da Liga dos Campeões à Sport TV. É um novo player no mercado português, que promete fazer mexer o panorama do acesso a conteúdos premium do desporto rei em Portugal. Apesar de ainda só ter fechado um contrato de distribuição, com a operadora Nowo, vai permitir aceder aos conteúdos a partir da internet, arrastando os portugueses para uma tendência que já é bem visível lá fora. Face a este cenário, quanto pode custar a um fã ter acesso a todos os conteúdos premium de futebol disponíveis atualmente no mercado?

Comecemos pela Liga dos Campeões. Em 2015, estes direitos foram garantidos pela Sport TV até à época que terminou este ano, abrindo as negociações para a compra de um conteúdo que, por exemplo, RTP e Media Capital (TVI) disseram logo que não queriam. Sobrava a SportTV… mas não. Os direitos ficaram para a Eleven Sports.

Assim, no próximo ano, terá de ser cliente se quiser assistir aos jogos da Liga dos Campeões. E os detalhes do serviço foram conhecidos esta sexta-feira. Se tem televisão da Nowo, a Eleven Sports vai lançar dois canais em transmissão linear, mais quatro canais pop-up que aparecem só quando há sobreposição de horários dos jogos. O preço? 9,99 euros por mês.

Como a Nowo não tem cobertura em grande parte do país, caso esteja numa zona sem Nowo, terá de subscrever a plataforma de streaming da Eleven Sports para assistir aos jogos na internet (isto pode mudar, porque a empresa está a negociar a entrada nas plataformas de outras operadoras e também com “canais abertos”). O serviço da Eleven Sports vai custar 9,99 euros e, para além da Liga dos Campeões, permite o acesso aos jogos da LaLiga (espanhola) e Ligue 1 (francesa).

Ainda assim, convém a um verdadeiro fã, que vibra com o futebol nacional, subscrever também a Sport TV no cabo. A mensalidade do pacote premium da SportTV, em baixa definição, começa nos 24,49 euros na Vodafone, mas custa 23,99 euros por mês na Nos, na Meo e Nowo. Para este artigo, contaremos com o valor mais baixo. Segundo a Sport TV, dá acesso a conteúdos da Liga Nos, Taça de Portugal e Taça da Liga, bem como de futebol internacional, como as ligas inglesa, alemã, italiana e ainda a Liga Europa.

Mas nem todos os jogos da primeira liga passam na Sport TV. É que, se quer ter acesso aos jogos do Benfica na Luz, tem de subscrever a Benfica TV. Tem a mensalidade de 9,90 euros em todas as operadoras. Somando à mensalidade da Eleven Sports e da Sport TV, fica a 43,79 euros.

Ora, estes cálculos têm em conta que o consumidor já tem televisão por cabo instalada em casa. Mas, para ter uma noção mais exata de quanto pode custar a experiência completa, é preciso somar a este valor o preço de um pacote de telecomunicações. Como exemplo, iremos nivelar pela base e escolher o nível de serviço mais básico. Isto é, o mínimo necessário para poder acrescentar ao serviço os canais como a Sport TV e a Benfica TV, ou os novos canais da Eleven Sports.

A Meo tem um serviço de televisão “Light”, por satélite, que custa 13,99 euros mensais, e inclui 20 canais. Assim como a Nos, que tem um serviço homónimo, por satélite, com 20 canais e uma mensalidade igual. A este serviço, bastaria acrescentar a subscrição dos canais premium.

Mas… e se estiver numa zona com fibra? O caso muda de figura. O pacote “Talk” da Meo inclui telefone e TV com 150 canais, por 32,99 euros. Já a Nos oferece o pacote “Mix” com 141 canais de televisão por 22,99 euros. Neste campo joga ainda a Vodafone, com o pacote “Tv Net Voz” por 29,9 euros mensais e um serviço base que inclui 100 canais. E também a Nowo, que num pacote com internet a 100 Mbps oferece a TV por 22,99 euros por mês.

Contas feitas, o custo real pelo acesso a todo o conteúdo desportivo premium vai ficar a pelo menos 57,78 euros no caso de o serviço ser fornecido por satélite, ou um mínimo de 66,78 euros mensais no caso de o serviço ser fornecido via fibra (terá ainda de possuir uma box). Nota para o facto de, face ao que se sabe hoje, se subscrever qualquer outro serviço que não seja o da Nowo, o acesso aos conteúdos da Eleven Sports terá de ser feito via streaming, mas o preço mantém-se.

Em suma:

  • A Eleven Sports dá-lhe acesso à Liga dos Campeões e às ligas espanhola e francesa, por 9,99 euros.
  • A Spor TV dá-lhe acesso à primeira liga nacional, à Taça de Portugal e à Taça da Liga, bem como à Liga Europa e às ligas inglesa, alemã e italiana, por 23,99 euros.
  • A Benfica TV dá-lhe acesso aos jogos do Benfica na Luz, por 9,90 euros.
  • O serviço de TV por satélite mais básico fica a 13,99 euros na Meo e na Nos.
  • O serviço de TV por fibra mais básico fica, no mínimo, a 22,99 euros nas operadoras com o serviço mais acessível.

A conclusão? Se quiser ter acesso a todos os conteúdos, são mais 43,79 euros nas despesas lá de casa. Contando com o custo do serviço de TV por subscrição, a despesa real rondará, no mínimo, os 57,78 euros (satélite) ou 66,78 euros (fibra) mensais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quer ver todo o futebol premium na TV? São, pelo menos, 60 euros por mês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião