Engie admite interesse. Mas não tomou qualquer decisão sobre a EDPR

Depois de a Bloomberg ter avançado que a elétrica francesa estava a preparar um oferta concorrente à da CTG, a Engie veio esclarecer que não tomou decisão sobre uma OPA.

A Engie admite que está interessada na EDP Renováveis, mas desmente que esteja a preparar uma oferta concorrente à da China Three Gorges para comprar a empresa liderada por Manso Neto. A elétrica francesa reage assim à informação avançada pela Bloomberg que apontava para o surgimento de uma oferta concorrente em breve.

“Tendo em conta a recente especulação relativamente à intenção da Engie de lançar uma OPA sobre as ações da EDP Renováveis, a Engie gostaria de clarificar que como uma das maiores elétricas europeias com operações a nível mundial, está constantemente a avaliar oportunidades de investimento”, começa por dizer a empresa à CMVM.

"A Engie gostaria de tornar claro de que não tomou qualquer decisão relativamente à EDP Renováveis e não está, atualmente, a preparar qualquer oferta de aquisição sobre a EDP Renováveis.”

Engie

Mas, ao contrário do que era indicado pela Bloomberg, a OPA não está no terreno. “A Engie gostaria de tornar claro de que não tomou qualquer decisão relativamente à EDP Renováveis e não está, atualmente, a preparar qualquer oferta de aquisição sobre a EDP Renováveis“, diz a elétrica em esclarecimento à CMVM.

“A CMVM recorda que, de acordo com a legislação aplicável e quando em causa esteja uma oferta pública de aquisição, logo que tome a decisão de lançamento o oferente deve enviar anúncio preliminar à CMVM, à sociedade visada e às entidades gestoras dos mercados regulamentados em que os valores mobiliários que são objeto da oferta”, diz o regulador, prometendo continuar a “acompanhar todas as informações com relevo para as ofertas” anunciadas pela CTG.

Este esclarecimento à CMVM surge no seguimento de uma informação avançada pela Bloomberg, que afirmava, citando várias fontes, que os franceses estão muito interessados na compra do portefólio norte-americano da elétrica portuguesa, mas que ponderavam apresentar uma proposta para adquirir toda a unidade de energias renováveis da EDP.

Em abril, o BMF revelou que a Engie poderia avançar para a aquisição da EDP, tendo revelado que Isabelle Kocher, líder do grupo francês, e António Mexia já tinham mantido contactos nesse sentido. Nenhuma decisão havia sido tomada na altura, isto porque Kocher estava de saída.

A Bloomberg diz que a EDP Renováveis tem atraído muitos interessados por parte das utilities europeias, que procuram expandir-se no setor das energias limpas. E que os potenciais compradores estão à espera que a China Three Gorges tenha de vender alguns ativos da EDP para obter luz verde dos reguladores.

Recorde-se que a EDP Renováveis está a ser alvo de uma OPA, tal como a EDP, por parte da China Three Gorges. No caso da empresa liderada por Manso Neto, o valor da contrapartida é de 7,33 euros, um preço muito inferior ao do mercado, e contra o qual a administração já se manifestou. Os títulos da empresa estão a valer 8,365 euros.

(Notícia atualizada às 7h12 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Engie admite interesse. Mas não tomou qualquer decisão sobre a EDPR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião