Centeno espera que líderes consigam tomar decisões para defesa do euro

  • Lusa
  • 22 Junho 2018

Mário Centeno diz que espera que se consigam tomar decisões importantes para "robustecer o setor bancário e defender mais ainda o euro", na cimeira da próxima semana.

O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, disse, esta sexta-feira, esperar que os líderes europeus consigam na cimeira da próxima semana começar a tomar decisões importantes, já preparadas, para “defender mais ainda o euro”.

Em declarações à imprensa, no Luxemburgo, depois de uma longa reunião do Eurogrupo iniciada na quinta-feira à tarde e concluída já de madrugada, Centeno considerou que a mesma foi “marcante”, não só pelo acordo alcançado sobre a conclusão do resgate à Grécia, mas também pela preparação da cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE que se celebra em Bruxelas em 28 e 29 de junho, que contempla uma cimeira do euro dedicada ao aprofundamento da União Económica e Monetária.

“Esperamos que se consiga tomar decisões – elas estão preparadas -, decisões importantes para robustecer o setor bancário e defender mais ainda o euro. Nós vamos criar novas linhas de defesa do euro através do reforço do papel do Mecanismo Europeu de Estabilidade, através de uma discussão que se irá iniciar sobre a dimensão orçamental na área do euro. Foi uma reunião verdadeiramente histórica nesse duplo sentido”, disse.

Questionado sobre a aparente falta de avanços significativos nas discussões entre os 19 Estados-membros da moeda única sobre as medidas concretas para a reforma da área do euro, incluindo a questão de uma capacidade orçamental própria, Centeno disse que “a Europa é feita de debates, que acontecem em democracia”, sendo natural que, “perante 27 democracias maduras, que transportam as suas opiniões para um debate construtivo”, o processo de tomada de decisões leve o seu tempo, mas disse acreditar que a cimeira da próxima semana apresente já resultados concretos.

“Houve avanços na discussão, porque sempre que debatemos estas questões conseguimos fechar pontos, e é o que se espera também no futuro. Vamos com certeza assistir nos próximos meses, e já a partir da semana que vem, a tomada de decisões nessas matérias”, declarou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno espera que líderes consigam tomar decisões para defesa do euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião