FT: Regulador chinês está por detrás de 5% da EDP

  • Juliana Nogueira Santos
  • 20 Junho 2018

Há duas empresas a fazer a ligação entre a CNIC Corporation e o Estado chinês, sendo uma a reguladora de câmbios chinesa e a outra uma holding.

Já se sabia que o Estadio chinês controla 28% do capital da EDP, através dos 23,27% detidos da China Three Gorges e dos 5% detidos pela CNIC Corporation. O que o Financial Times vem agora revelar é que a CNIC é também controlada pela State Administration of Foreign Exchange (SAFE), ou seja, a agência estatal chinesa responsável pelas gestão de câmbios.

Segundo o site da EDP, atualmente a segunda maior acionista é a Orise (com 4,98% do capital), uma empresa da Kindbright Holdings. Esta é, por sua vez, detida pela CNIC, cujo capital é totalmente detido pela República Popular da China. O que o FT acrescenta é que, a fazer a ligação entre a CNIC e o Estado chinês, estão outras duas empresas: a tal agência estatal de câmbios e a China Reform Holdings.

A presença destas duas empresas é depois materializada através de dois fundos com sede em Hong Kong. Toda esta consulta do jornal é suficiente para que o mesmo chegue à conclusão de que “ainda que seja pequena, a posição tem tido um grande impacto porque tem impedido outros potenciais interessados”.

Está em curso a Oferta Pública de Aquisição avançada pela maior acionista da elétrica nacional, a China Three Gorges (CTG), detida na totalidade pelo Estado chinês. A juntar aos 23,27% da CTG estão os 4,98% da CNIC, fazendo com que o Governo chinês tenha já 28% da empresa.

A OPA lançada em maio oferece uma contrapartida de 3,26 euros por cada ação. O preço oferecido pela CTG tem sido a principal razão pela qual a administração da EDP recomenda aos acionistas que não aceitem esta oferta, por não refletir adequadamente o valor da elétrica, pois o prémio implícito na oferta é baixo, considerando a prática pelas empresas europeias do setor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FT: Regulador chinês está por detrás de 5% da EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião