Revista de imprensa internacional

O Santander vai dividir-se em nove grupos para se proteger. Brexit sem acordo é uma hipótese bem real. Conheça estas e outras notícias que estão a marcar a atualidade internacional.

O Santander vai descentralizar operações. O banco vai dividir-se em nove grupos que podem ser resolvidos de forma independente numa situação de crise financeira, sem que haja contágio dentro da empresa. No Reino Unido, o cenário de um Brexit sem acordo é uma hipótese cada vez mais real. Do outro lado do Atlântico, Donald Trump está debaixo de fogo por causa das políticas de imigração que estão a separar as crianças dos respetivos pais.

Expansión

Santander divide-se em nove grupos para se proteger

O banco Santander dividiu-se em nove grupos independentes para ser tornar mais resiliente em situações de crise. Cada nova divisão pode ser resolvida em separado, sem contagiar as restantes, de forma a garantir uma maior proteção do negócio e dos próprios clientes. Desta forma, não há uma matriz centralizada a responsabilizar-se por todo o banco, mas sim vários “grupos de resolução” independentes que vão funcionar como corta-fogos entre os vários negócios. Espanha é o grupo que concentra a maior parte do negócio, mas existirão outros grupos no Reino Unido, Brasil, EUA, México, Chile, Portugal, Polónia e Argentina. Leia a notícia completa no Expansión (acesso gratuito/conteúdo em espanhol).

Bloomberg

Brexit sem acordo é uma hipótese real

Os responsáveis dos 27 países da União Europeia estão a ponderar comunicar ao Reino Unido que um cenário de Brexit “sem acordo” é uma hipótese real. A ideia é sinalizar aos britânicos que poderão ser forçados a deixar a união sem um acordo, para que comecem a ser preparadas as devidas medidas de contingência por todas as partes. A informação surge uma semana antes da realização de uma cimeira em torno do Brexit, que deverá focar-se nos pontos onde ainda não houve acordo. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Reuters

Trump debaixo de fogo: políticas migratórias são “bárbaras”

O Presidente dos EUA, Donald Trump, enfrenta uma maré de duras críticas devido às apertadas políticas de imigração que tem vindo a promover. Numa semana em que surgiram nas redes sociais alguns vídeos mostrando crianças separadas dos pais por estes terem sido deportados para o México, os Democratas apelidaram este tratamento de “bárbaro”. Responsáveis da Casa Branca desvalorizam e dizem que estão apenas a fazer cumprir a lei. Leia a notícia completa na Reuters (acesso gratuito/conteúdo em inglês).

CNBC

Fujifilm declara guerra à Xerox. Pede mil milhões

A Fujifilm processou a Xerox por causa da fusão que as duas empresas tencionavam fazer em janeiro, mas que foi cancelada por esta última. A Fujifilm reclama o pagamento de uma indemnização superior a mil milhões de dólares à Xerox por ter abandonado a fusão avaliada em 6,1 mil milhões de dólares que daria origem à joint venture Fuji Xerox no mercado asiático. Leia a notícia completa na CNBC (acesso gratuito/conteúdo em inglês).

Valor Econômico

Heineken vai investir em meio milhar de pubs no Reino Unido

A segunda maior cervejeira do mundo anunciou um plano para investir quase 60 milhões de dólares em 500 pubs no Reino Unido. Este é um mercado que tem enfrentado dificuldades económicas e a Heineken acredita que tem capacidade para ajudar. Um dos maiores problemas é o aumento das despesas com pessoal, com energia e com os alimentos. Leia a notícia completa no Valor Econômico (acesso gratuito/conteúdo em português).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião