Ações da Prisa afundam 9,7% depois de falhar venda da TVI à Meo

Foi oficialmente confirmado esta segunda-feira que a Media Capital já não vai ser vendida à Altice. A notícia não caiu bem em Espanha e as ações da Prisa, dona da TVI, estão a cair 9,7%.

As ações da Prisa estão a derrapar 9,73% na bolsa espanhola, na sequência da confirmação oficial de que a venda da TVI ao grupo Altice não teve sucesso por falta de uma decisão vinculativa da Autoridade da Concorrência (AdC) no prazo estipulado pelas duas empresas. Os títulos do grupo espanhol estão agora nos 1,69 euros esta segunda-feira.

A Prisa pôs a Media Capital à venda no ano passado. O objetivo era ganhar liquidez para pagar a dívida que vencia este ano. A Altice, dona da Meo em Portugal, propôs-se a pagar 440 milhões de euros para ficar com o maior grupo de media em Portugal e, desde meados de julho do ano passado, ambas as companhias aguardavam que o processo recebesse luz verde das autoridades regulatórias em Portugal.

Isso não aconteceu, como foi oficialmente confirmado esta segunda-feira, depois de o ECO ter avançado a notícia em primeira mão na semana anterior. A Prisa afirma agora que o contrato de compra e venda da Media Capital subscrito com a Altice perdeu o efeito, enquanto a Altice acusa a AdC de não proferir uma decisão, comunicando à AdC que o processo foi abordado por iniciativa das empresas.

Hoje, tanto a Prisa como a Altice são empresas diferentes. A primeira concluiu um aumento de capital recentemente e reestruturou a sua dívida, pelo que não é certo que ainda mantenha interesse em vender a Media Capital em Portugal. Já a Altice viu-se obrigada a pôr um travão nas operações de aquisição, por dúvidas dos investidores quanto à sua liquidez. Desde o anúncio da operação, a Altice em Portugal mudou o presidente executivo duas vezes e já nem o presidente do grupo a nível internacional é o mesmo.

As ações do grupo Altice seguem em sentido oposto às da Prisa. Em Amesterdão, a cotação dos títulos da dona da operadora portuguesa Meo valorizam 0,83% para 3,399 euros. Na bolsa de Lisboa, as ações do grupo Media Capital ainda não negociaram nesta sessão.

(Notícia atualizada às 10h13 com cotação mais recente das ações da Prisa)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ações da Prisa afundam 9,7% depois de falhar venda da TVI à Meo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião